Baseada em três pilares — econômico, social e ambiental —, a Rio+20 tratará basicamente de dois temas: a economia verde no contexto da erradicação da pobreza e a estrutura de governança para o desenvolvimento sustentável no âmbito das Nações Unidas.
Rio + 20 é um evento intergovernamental dirigido pelas Nações Unidas e que tem como principal objetivo renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável. A conferência terá como temas principais: a “economia verde” no contexto do desenvolvimento sustentável e o combate à pobreza mundial.
Os dois temas centrais da Rio+20 – a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável – foram aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas de forma consensual entre os 193 países que integram a ONU.
Os principais temas abordados foram: desenvolvimento sustentável, economia verde, inclusão social e pobreza.
A Eco-92 foi um marco histórico – a maior conferência já realizada no planeta, com a presença de delegações de 178 países. Seu ineditismo fez com que o encontro resultasse em documentos-referência, e a continuação de sua agenda é um dos objetivos da Rio+20./span>
Tanto na Eco 92 como na Rio + 20 foram discutidas ações sobre o meio ambiente. As duas organizações ocorreram no Rio de janeiro e possuíam o mesmo objetivo, somente ocorreram em anos diferentes. A primeira, a eco-92 ocorreu visando discutir como diminuir os problemas ambientais e tornar o mundo mais sustentável./span>
Conferência Rio-92 sobre o meio ambiente do planeta: desenvolvimento sustentável dos países. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad), realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro, marcou a forma como a humanidade encara sua relação com o planeta.
Agenda 21
De acordo com o art. 225, da Carta Magna, que refletiu no Princípio nº 1, da Declaração do Rio/92, o meio ambiente ecologicamente em equilíbrio é um direito de todos, um direito fundamental, do qual irradiam todas as demais interpretações que devem ter as normas ambientais.
Conferência de Estocolmo – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conferência de Estocolmo
→ Conferência de Estocolmo Essa foi a primeira conferência ambiental no mundo e reuniu líderes de 113 países e 250 organizações internacionais para discutir os principais problemas enfrentados pelo meio ambiente.