Com a mulher eleitora, vieram outras conquistas de espaço na sociedade. Veio a primeira mulher a eleger-se deputada estadual no Brasil, e a luta pela emancipação feminina foi ganhando impulso em todo o país, levando o voto feminino a ser regulamentado em 1934 no governo Vargas.
O voto secreto é a garantia de que apenas o votante saberá qual foi a candidatura que escolheu naquele processo eleitoral. É uma forma de evitar pressão sobre os eleitores, e também evitar a coação, garantindo que o voto expresse realmente a vontade do eleitor.
O sigilo do voto é garantido pela falta de relação entre as duas tabelas. Após a eleição, a lista com os códigos de Recibo e o candidato escolhido será disponibilizada, de forma que os eleitores poderão verificar se o seu voto foi computado corretamente para aquele código de Recibo.
Oficialmente, porém, o voto censitário foi estabelecido pela constituição de 1824 e abolido pela constituição de 1891, ou seja, esteve em vigor durante todo o período monárquico brasileiro.
O Voto censitário era a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que possuíam certos critérios que comprovassem uma situação financeira satisfatória. Desse modo, os cidadãos eram classificados em ativos – que pagavam impostos- e passivos que tinham uma renda baixa.
Em 1824 D. Pedro elaborou a primeira constituição que foi outorgada e em 1824 também aconteceu a Confederação do Equador que foi um movimento de revolta que aconteceu no nordeste do Brasil.
1 de janeiro — Rainha Vitória do Reino Unido é proclamada Imperatriz da Índia. 16 de Janeiro - Utilização do torpedeiro pela primeira vez em batalha, pelo almirante russo Stepan Makarov, contra um couraçado turco na guerra Russo-Turca de 1877-78. 4 de março - Rutherford B.
Em face da oposição local feroz, British Governador-Geral Lord William Bentinck emite um regulamento que declara que qualquer pessoa que for cúmplice suttee em Bengala é culpado de homicídio culposo.