Impactos da emissão de gases dos automóveis São muitas as substâncias tóxicas emitidas pelos automóveis; alguns dos gases nocivos mais conhecidos são: Monóxido de carbono (CO) Dióxido de carbono (CO2) Ozônio (O3)
Mas não é só o CO2 que é emitido pelos carros. Outros gases também são jogados no meio ambiente, como: Monóxido de Carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Dióxido de enxofre (SO2), Aldeídos (CHO), Óxidos de nitrogênio (NOx) e Material particulado (MP). Confira os efeitos de cada um deles sobre a atmosfera.
Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido à sua concentração, possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.
Principais Poluentes Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis. Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis. Dióxido de carbono: Produto resultante da queima de qualquer matéria orgânica.
Poluentes primários são aqueles lançados diretamente pelas fontes de emissão, como o dióxido de enxofre (SO2), o ácido sulfídrico (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), a fuligem, e os aldeídos.
Os problemas ambientais ocasionados pela poluição do ar são o efeito estufa e a chuva ácida. Entre as doenças causadas pela poluição do ar estão o câncer, doenças respiratórias e alergias, doenças nos olhos.
Entre as cinco cidades citadas do nosso país, as mais poluídas são as seguintes:
Apenas dois países, China e EUA, são responsáveis por mais de 40% das emissões mundiais de CO2.