6) Dor na lombar e na perna durante o período menstrual A dor na lombar acontece quando a enfermidade acomete as terminações nervosas do ligamento uterossacro, tecido que vai do colo do útero até o osso sacro, na parte posterior da pelve (bacia).
De acordo com Oliveira, o problema ocorre porque o tecido endometrial que não é liberado junto a menstruação aparece em outros lugares do corpo e, nesse caso, se instala no ligamento uterossacro — ligação entre o útero e o osso sacro, localizado atrás do útero, ao final da coluna, na curvatura das costas para o bumbum.
Há dois tipos de cólicas menstruais: primária e secundária. Essa é uma palavra grande para as cólicas menstruais comuns causadas pelo seu ciclo menstrual e não é uma doença. Você pode sentir uma dor, mais forte ou mais fraca, na parte inferior do seu abdômen, costas e coxas.
Saiba que a lombalgia, como é conhecida cientificamente, é um sintoma normal durante esse período. Geralmente, ela surge por conta de uma substância chamada “prostaglandina”, que provoca contrações no útero, causando essa dor.
Massagear o ventre e a parte inferior das costas com a ponta dos dedos pode ajudar no alívio das cólicas. Se puder ficar deitada e colocar um travesseiro, almofada ou cobertor enrolado contra o corpo, de bruços, ótimo! As posições mais confortáveis variam para o momento e para a pessoa, mas é importante sempre testar.
As doenças intestinais, como no caso da Síndrome do Intestino Irritável, geralmente causam dor no abdômen, mas estas também podem irradiar para as costas, sendo mais difusa. O que se sente: podem surgir sintomas como dor abdominal com sensação de ardência, em pontadas ou cólicas.
Dores nas costas: ainda que não seja uma regra, algumas mulheres sentem dores nas costas logo na segunda semana de gravidez. Porém, esse é um sintoma mais característico das últimas semanas de gestação.
Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como consequência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica as atividades do dia-a-dia e a qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor.
Nem sempre as mulheres percebem os sintomas da gestação logo de primeira. Seios inchados, azia, sonolência, sensibilidade e enjoos podem ser sinais de gravidez. A mulher precisa estar atenta para diagnosticar a gravidez o quanto antes, para evitar danos a saúde do bebê e receber o acompanhamento adequado.