32, determina como objetivo do Ensino Fundamental a formação do cidadão, mediante: I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores ...
Esta lei foi aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96, foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.
O presente artigo apresenta a trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, desde a primeira sanção, em 1961 (lei nº 4.
Fernando Henrique Cardoso
A LDB determina que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores doe ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
Os profissionais da educação são aqueles que estão envolvidos com a educação de algum modo, são professores, diretores, gestores, zeladores, até os porteiros e merendeiras.
A responsabilidade dos profissionais da educação e da instituição de ensino. A instituição de ensino deve prestar serviços de educação a seus alunos e zelar pelas suas integridades física e psíquica. Este objetivo deve ser perseguido por todos funcionários, de modo a garantir sua adequada implementação.
Entre as atribuições para o professor definidas pela lei estão:
Quais são os direitos e deveres dos estudantes?
O professor pode auxiliar nessa garantia de forma a ser um "ponte" que liga ao o conhecimento ao aluno de maneira didática, onde o aluno seria o protagonista do processo de ensino e aprendizado.
Através da relação professor-aluno, o aluno é motivado a construir seu conhecimento, pois o professor entende que ensinar é respeitar os saberes dos alunos e suas diferenças para proporcionar novas articulações com novos saberes.
O ideal é que o professor seja criativo, proponha trabalhos diferentes e permita que o humor se faça presente no contexto educacional. Uma dose de irreverência e alegria é capaz de tornar o aprendizado mais divertido, leve e prazeroso, e, consequentemente, os alunos se sentirão mais motivados a participar.
O professor é considerado um dos principais agentes transformadores na sociedade, e tem como papel ensinar mas também aprender e compreender como a sociedade tem se moldado, os costumes e hábitos das novas gerações.
A atuação do professor é de suma importância já que ele exerce o papel de mediador da aprendizagem do aluno. Certamente é muito importante para o aluno a qualidade de mediação exercida pelo professor, pois desse processo dependerão os avanços e as conquistas do aluno em relação à aprendizagem na escola.
Um bom professor precisa construir relacionamentos sólidos com seus alunos e colegas de trabalho, afinal, educação é acima de tudo uma atividade que envolve pessoas e sentimentos. O professor é o responsável por desenvolver um dos primeiros laços afetivos fora do círculo familiar da vida de uma criança.
Pode-se pensar que a proposta de trabalho com arte na educação poderia ter estratégias e metodologias mais exitosas para o ensino, a construção e a ressignificação dos saberes. ... E a abordagem triangular, sendo uma metodologia se constitui de três passos principais: contextualizar, apreciar e fazer.
6 dicas de projetos para melhorar a aprendizagem dos alunos
Ligação entre família e escola
Promova encontros, estreite a comunicação e deixe os canais de contato abertos. Esse tipo de atitude faz com que as famílias se sintam mais confiantes em relação à escola — o que também será refletido no desempenho dos pequenos.
Veja 5 maneiras de atrair os pais para a escola
A seguir, compartilho algumas ações que podem fortalecer a relação entre escola e comunidade:
Ter um canal de comunicação eficiente com os responsáveis pode ajudar muito. Isso é algo que a tecnologia permite, e seu uso inteligente pode melhorar muito os resultados. Neste artigo, falamos sobre como é possível transformar a experiência escolar para criar laços com as famílias.