Os cloroplastos são um tipo de plastídio ou plasto que junto com a presença de vacúolos e parede celular celulósica caracterizam uma célula vegetal. O cloroplasto é rico em clorofila, um pigmento verde que atua no processo de fotossíntese e é responsável por garantir a cor verde das plantas e algas verdes.
A carioteca, também chamada de envoltório nuclear ou envelope nuclear, é um conjunto de membranas que reveste o núcleo celular de organismos eucariotos, separando o conteúdo nuclear do conteúdo citoplasmático. Ela é constituída de duas membranas formadas por uma bicamada lipídica e proteínas associadas.
A Cromatina é um conjunto de fios que é formado de DNA e proteínas (histonas) que se encontra no núcleo das células eucarióticas. ... Já a sua função é armazenar todo DNA, fazendo com que a célula tenha controle dos genes, também por ter proteínas presentes na cromatina pode ter função estrutural.
Matriz nuclear: A matriz nuclear funciona como um esqueleto que apoia os cromossomos, os quais possuem estrutura fibrilar. Nucleoplasma: Componente que preenche o espaço entre as estruturas presentes no núcleo, tais como o nucléolo e a cromatina.
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Em biologia, a matriz nuclear é uma rede de fibras que se encontram por todo o interior do núcleo celular e é análogo do citosqueleto celular. A função exacta desta matriz é ainda discutida e a própria existência tem ainda tem sido posta em causa.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é o material genético da célula contido nos cromossomos, que, por sua vez, se encontram no núcleo e na mitocôndria da célula. Exceto por algumas células (por exemplo, espermatozoides, óvulos e glóbulos vermelhos), o núcleo celular normalmente contém 23 pares de cromossomos.
Cromossomos homólogos são os pares de cromossomos herdados do pai e da mãe que possuem informações genéticas semelhantes, assim como comprimento, estrutura, quantidade, localização de genes e centrômeros também similares.