A auditoria surgiu na Inglaterra por volta do século XIV ano de 1314 que tinha como visão supervisionar os registros contábeis. Já no Brasil foi reconhecido apenas em 1968 tendo seu fortalecimento somente em 1972, ato feito pelo Banco Central do Brasil.
A primeira evidência documental conhecida de um trabalho de Auditoria no Brasil data do início do século XX e diz respeito ao parecer dos auditores da Cia. São Paulo Tramway Light & Power Co., relativo ao período compreendido entre junho de 1899 (data de fundação da empresa) e 31 de dezembro de 1902.
Para os historiadores, as pinturas rupestres já eram uma forma rudimentar que o homem desenvolveu para controlar seus bens. Ou seja, antes mesmo da existência do homo sapiens, já se registrava os fatos ocorridos. A evolução no comércio, milhares de anos mais tarde, foi de grande importância para a contabilidade.
A contabilidade de custos surgiu com o advento do sistema produtivo, ou seja, com a Revolução Industrial. ... O sistema desenvolvido nessa época visava avaliar os custos de transformação de cada processo de mão-de-obra empregada, com o objetivo de oferecer condições para medir a eficiência do processo de produção.
A Contabilidade de Custo surgiu pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias, por volta do século XVIII, quando acontecera a Revolução Industrial e teve como base a Contabilidade Financeira ou Contabilidade Geral, que foi sendo desenvolvida na Era Mercantilista para servir de grande base estrutural para as ...