As cetonas ou corpos cetônicos são formados durante o processo de metabolização das gorduras. Outras situações em que os corpos cetônicos podem aparecer como positivo no exame de urina incluem gravidez, febre, hipertireoidismo, amamentação, doenças e infecções agudas e graves, uso de medicamentos.
A presença de bilirrubina na urina normalmente é indicativo de problemas no fígado e pode ser percebida devido à cor amarelo-escuro a alaranjada do xixi, sendo confirmado por meio do exame de urina.
O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina.
O aumento de sua concentracao na urina eh encontrado nas hepatopatias, nos disturbios hemoliticos e nas porfirias. A ausencia do urobilinogenio na urina e nas fezes significa obstrucao ducto biliar, que impede a passagem normal de bilirrubina para o intestino.
O urobilinogênio é um produto da degradação da bilirrubina pelas bactérias presentes no intestino, que é levado para o sangue e excretado pelo rim. No entanto, quando há grande quantidade de bilirrubina produzida, acontece um aumento na concentração de urobilinogênio no intestino e, consequentemente, na urina.
A ausência do urobilinogênio na urina e nas fezes significa obstrução do ducto biliar, que impede a passagem normal de bilirrubina para o intestino.
O exame de urina trata-se de um teste laboratorial que faz a análise da urina do paciente para ver de forma microscópica as células, bactérias e cristais eventualmente presentes. É indicado para saber como está o funcionamento dos rins, podendo observar possíveis alterações que indicam a presença de doenças.
Alguns dos exames que o médico pode pedir:
Apesar de ser mais comum em mulheres, a infecção urinária também pode afetar homens e causar sintomas como urgência para urinar, dor e ardor durante ou logo após o fim da micção.
Sintomas da infecção renal