Os mais freqüentemente encontrados são anticorpos dos sistemas de grupos sangüíneos:MN, P, Lewis, Lutheran e Wright. É o exame mais importante dos procedimentos pré – transfusionais. Funções: Avaliação final da compatibilidade ABO entre doador e paciente.
Os principais sinais e sintomas das reações transfusionais imediatas são: dor torácica, dor no local de infusão, dor no abdome e flancos, hipotensão grave, febre, tremor (que pode ser intenso), prurido, urticária, placas eritematosas, edema de glote, broncoespasmo, choque anafilático, dor nas costas, dispneia, ...
A pesquisa de anticorpos irregulares tem como princípio a triagem de anticorpos eritrocitários desenvolvidos no soro do paciente pela ausência dos respectivos antígenos correlatos do sistema sanguíneo com a utilização da Anti-Globulina Humana ou Soro de Coombs, usando a Técnica de Coombs Indireto, também conhecida como ...
A prova cruzada pode ser realizada através de uma técnica rápida em lâmina de microscopia ou através de uma técnica mais demorada em tubos de ensaio. 1) Colher 0,5 a 1mL de sangue do doador em dois frascos (um com EDTA e outro sem anticoagulantes), identificar os tubos.
A tipagem para o grupo ABO identifica a presença ou ausência dos antígenos A e B, e determina um dos quatro tipos de sangue: A, B, AB ou O. Se as hemácias têm o antígeno A, você tem sangue do tipo A. Seu plasma sanguíneo possui anticorpos que atacam o sangue do tipo B.
Frequentemente utilizado para a detecção de anemia hemolítica, o teste de Coombs direto é aplicado no recém-nascido com sangue Rh-positivo cuja mãe possui sangue Rh-negativo. O teste verifica se a mãe produziu anticorpos contra o antígeno e se estes se deslocaram pela placenta para o bebê.
Teste de Coombs direto: avalia diretamente as células vermelhas do sangue, verificando se há anticorpos ligados à hemácia e se esses anticorpos são derivados do próprio sistema imune da pessoa ou recebidos por transfusão.
Técnica em tubo
Teste de Coombs Indireto
Coleta: Coletar cerca de 10 ml de sangue em tubo seco. Preparo: Jejum de 4 horas não obrigatório.
Coombs Indireto - R$30,60 à vista - Labi Exames.
A pesquisa de anticorpos irregulares ou teste de Coombs indireto detecta, no soro, imunoglobulinas IgG ou frações do complemento ligadas às hemácias. É utilizado no pré-natal de gestantes Rh negativo, triagem de anemias hemolíticas e provas pré-transfusionais. - TESTE DE COOMBS DIRETO: Sangue total (EDTA).
Se forem identificados anticorpos anti-D (Coombs indireto positivo), as gestantes devem ser encaminhadas ao pré-natal de alto risco, no qual se determinará a intensidade da hemólise provocada no feto e poderão ser indicados procedimentos invasivos com maior brevidade.
Eritroblastose fetal é uma doença hemolítica causada pela incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal. Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo.
A incompatibilidade sanguínea no sistema ABO acontece quando o sangue do pai é diferente do sangue da mãe, independente do fator Rh. Nesse caso, a criança pode apresentar icterícia, ou seja, uma cor mais amarelada do que o normal, em decorrência do excesso de bilirrubina no sangue.
É perfeitamente normal que um bebê não tenha o tipo de sangue dos seus pais. As leis da genética não operam de forma mecânica. Na transmissão do grupo sanguíneo e do Rh operam várias variáveis. É necessário conhecê-las e examiná-las.
A substância que classifica se o sangue é positivo ou negativo é específico do sistema Rh: o antígeno D. Quando ouvimos que uma pessoa tem tipo sanguíneo A+, por exemplo, significa que ela tem em suas hemácias tanto o antígeno A quanto o D. Quando o sangue é negativo, ele evidência a ausência do antígeno D.