A porta do banheiro acessível deve ter, no mínimo, 80 cm de largura para que a cadeira de rodas passe sem nenhum problema.
Medidas de banheiro para deficiente físico
Banheiro PNE é o nome dado a um banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
O piso do boxe de banho deve ser antiderrapante; Não pode ter desnível de piso como em boxes comuns; Inclinação do piso de até 2% para escoar a água; É recomendado o uso de cortina ou porta de correr (desde que não haja trilho no piso)
Como adaptar o banheiro para deficiente?
Os cadeirantes dizem que o mais importante para o vaso sanitário é prestar atenção na altura. Ou seja, o vaso deve ter a mesma altura da cadeira, para facilitar a transferência. Isso equivale a cerca de 46 cm. Se for preciso, basta instalar o vaso sobre uma base de cimento para aumentar a altura.
Afinal, para que serve o uso do vaso sanitário com abertura frontal? O vaso sanitário com abertura frontal pode ser fundamental para que enfermeiros e cuidadores auxiliarem seus pacientes com dificuldade de mobilidade na higiene pessoal. É muito comum notar a presença desses vasos em hospitais, clínicas e ambulatórios.
De forma generalizada, segundo ela, a primeira providência ao se projetar um banheiro acessível é fazer a porta com 80 cm de largura, no mínimo, mas, preferencialmente, com 90 cm, para a passagem da cadeira de rodas. “O piso deve ser nivelado, sem degraus.
Medidas totais do banheiro para cadeirante 3,00 x 1,80 metros, se for um banheiro retangular. 2,40 x 2,00 metros, se for um banheiro quadrado. (Ver também: “Dicas para projetar um banheiro quadrado“).
Um banheiro de 2,70m x 1,30m é pequeno, mas funcional, desde que o box tenha 90cm x 1,30m. Os espaços laterais das privadas devem ter, no mínimo, 30cm, para que as pessoas circulem. Já o intervalo entre o vaso sanitário e a parede da frente deve ser de pelo menos 60cm e a bancada precisa ter, em média, 80cm x 50cm.
Mas, em imóveis prontos, geralmente as passagens são menores: 70 cm em quartos e 60 cm em banheiros.
Neste caso, a altura recomendada é de 75cm, com um espalho abaixo para as pernas de, no mínimo, 25 cm. A profundidade da bancada pode ser a mesma utilizada no caso do balcão alto, no mínimo 40cm. É o suficiente para utilizar um jogo americano. Mas se você quer mais espaço à mesa, essa medida pode ser aumentada.
4m2
De acordo com o Código de Obras e Edificações (COE) de 2017, a cozinha deve ter pé direito mínimo de 2,50m. Não existe área mínima, mas é obrigatório que caiba um círculo de 1,50m de diâmetro em qualquer cozinha.
Os padrões variam conforme a finalidade. “Se a peça servir como mesa, deve ficar entre 72 cm e 78 cm do chão, para que se encaixem cadeiras comuns”, recomenda a arquiteta Carla Tischer, de São Paulo. Caso seja um balcão de cozinha americana, a altura varia de 1,05 m a 1,10 m, o que exige banquetas de bar.
92 cm
60 milímetros
A altura de bancada de cozinha padrão é a 92cm do chão, que é uma altura boa para qualquer adulto. As pessoas mais altas se abaixam um pouco, e as mais baixas conseguem alcançar tranquilamente. A profundidade ideal é em torno de 65cm, mas existem modelos de bancadas a partir de 50cm.
90 centímetros
Além disso, qualquer pia precisa também ter pelo menos 5 cm livres entre a cuba e a borda da bancada. É importante mencionar que a profundidade das cubas pode variar de 10 cm a 18 cm. Quanto mais funda a cuba, menos água é espirrada na hora de lavar as louças.
Nas laterais, deverá deixar espaço tanto quanto o necessário para se colocar os objetos desejados. Ou seja, numa bancada de 80 cm, por exemplo, o ideal é que a sua cuba tenha 40 cm de largura, deixando 20 cm livre de cada lado.
As cubas tradicionais, são ideais para compor com elegância e praticidade os mais diversos projetos de cozinha, se adaptando a qualquer espaço para os afazeres do dia a dia. As peças são oferecidas em três opções de tamanhos, cuba 1, 2 e 3, com profundidade e acabamentos variados.
Principais tipos de pia de cozinha
Embora apresente propriedades inferiores ao 304, o aço 430 pode ser perfeitamente utilizado na fabricação de pias e cubas. Portanto, as vantagens entre a cuba de aço 304 e 430 são maior resistência a corrosão e maior resistência a impactos, considerando que as cubas tenham a mesma medidas e espessuras.
granito
Tons escuros geralmente são os mais indicados por não aparentarem manchas e desgaste mesmo depois de um bom tempo de uso