História do Brasil
Daí, vieram os baderneiros. As coisas eram melhores antigamente. Havia menos violência, as pessoas se respeitavam mais, não questionavam umas às outras, viviam felizes e em paz.
A Corte Portuguesa também tinha como objetivo transformar o novo território em fonte de renda para Portugal. Indiscutivelmente os primeiros colonizadores das terras brasileiras foram os índios. Não se sabe ao certo a origem destes povos, acredita-se que os índios vieram da Ásia e Oceania.
1500
No litoral do atual estado de São Paulo, Martin Afonso de Souza fundou no ano de 1532 os primeiros povoados do Brasil, as Vilas de São Vicente e Piratininga (atual cidade de São Paulo).
Resposta: Portugal começou sua colonização por razões econômicas e estratégicas. Por um lado as causas econômicas são devido ao declínio nos lucros no comércio com o Oriente e as possibilidades comerciais do Pau-Brasil, a casca da qual se produz um corante vermelho usado para tingir tecidos.
Porque no período pré-colonial (1500-1530) os portugueses não apresentaram muito interesse nas terras brasileiras pois o objetivo deles era de encontrar metais valiosos. Entretanto, eles procuraram uma forma de lucrar com a terra, que foi a partir do pau-brasil, de onde se extraia um produto que pigmentava tecidos.
Resposta. Pois Portugal não encontrou no Período entre 1500-1530(Período Pré-Colonial) metais preciosos, mas sobretudo, não encontrou nenhuma atividade econômica que realmente favorecesse a economia portuguesa e os fizessem realmente lucrar, nisso, eles continuaram a se preocupar com as Índias e o comércio do Oriente.
A principal razão foi o medo de invasões: no começo do século XVI já era conhecido o potencial que os novos territórios na América representavam, o que despertou o interesse de outras potências. Os franceses, por exemplo, invadiram por duas vezes o território português, e posteriormente os holandeses também o fizeram.
Porque eles não encontraram de imediato oque eles queriam, que era o ouro, prata e nem pedras preciosas. O comércio com as especiarias da Índia ainda estava dando lucro.
Resposta. Pq na epoca do descobrimento do Brasil no mundo imperava o Mercantilismo. Por esses dois motivos portugal não colonizou o Brasil logo após o descobrimento. Só colonizou depois de 30 anos do descobrimento.
Resposta. Porque inicialmente, os portugueses queriam apenas extrair as riquezas que aqui pudessem encontrar, ou seja, era apenas uma colônia de exploração, não havia nenhuma intenção de colonização, apenas de exploração...
Nestes primeiros trinta anos, o Brasil foi objeto de pouco interesse para Portugal, que estava mais interessado no lucrativo comércio de especiarias com as Índias, além de não dispor de homens suficientes para povoar todas as regiões descobertas.
Resposta. Um dois principais fatores foi o comércio, pois com as especiarias e depois com o pau-brasil o lucro de Portugal multiplicou grandiosamente.
O sistema de capitanias hereditárias com o poder concentrado no donatário fracassou. A falta de recursos, a inexperiência em administrar um empreendimento de dimensões tão grandes e os ataques indígenas foram cruciais para que a Coroa portuguesa optasse por um novo modelo administrativo.
Resposta. Em 1530 ocorre a mudança do papel que o Brasil representava para Portugal , e assim sua ocupação de fato começa(período de colonização). De 1500 a 1530, o Brasil passou por estado de quase abandono pois não era interessante no plano econômico, uma vez que o comércio pelas Índias era extremamente lucrativo.
Resposta. 1-) Depois de uma viagem de Vasco da Gama ás Índias em 1498, as especiarias orientais se tornaram a prioridade de Portugal. Então eles não se preocupavam em colonizar o Brasil, por isso que o sistema de feitoria ficou no Brasil até 1530 pois ele só servia para fornecer matéria prima para o Império Português.
Característica fundamental do regime: colonização do Brasil à custa dos próprios donatários. Causas do malogro das capitanias no Brasil: a grande extensão da terra, os ataques frequentes dos índios, incapacidade ou falta de recursos de alguns donatários c a grande extensão que separava a colónia da Europa.
Povoando, protegendo e desenvolvendo a colônia, seria mais difícil de perdê-la para outros países. Assim, chegou ao Brasil a expedição chefiada por Martim Afonso de Souza com as funções de estabelecer núcleos de povoamento no litoral, explorar metais preciosos e proteger o território de invasores.
Cronologicamente, considera-se que a colonização do Brasil foi iniciada em 1500, quando a expedição de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Cabral. A expedição chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500 e foi consequência das grandes navegações, as explorações oceânicas realizadas por Portugal ao longo do século XV.
Em 1530, Portugal resolveu enviar ao Brasil uma expedição comandada por Martim Afonso de Sousa visando à ocupação da nova terra. ... Ainda se encontrava no Brasil quando, em 1532, Dom João III decidiu impulsionar a colonização, utilizando a tradicional distribuição de terras.
No caso do Brasil, percebemos que a Coroa Portuguesa reservou ao espaço colonial brasileiro a condição de colônia de exploração. ... Nesse sentido, as leis, obrigações, impostos e instituições presentes na colônia zelavam por interesses que só tinham relações diretas com as demandas do Estado que as controlavam.
Colônia de exploração é um termo usado para denominar uma das formas de colonização que foi empregada pelos europeus a partir da conquista de territórios a partir do século XVI. ... Esse sistema de colonização foi adotado em colônias da América do Sul, África e Ásia.
As principais diferenças entre a colonização portuguesa no Brasil e a ocupação inglesa nas Treze Colônias são que parte do modelo de colonização inglês era de ocupação - enquanto o português era totalmente de exploração - e houve, por parte da Inglaterra, a concessão de mais liberdade aos seus colonos.
A colonização inglesa foi uma de povoamento, ou seja, mandavam pessoas para este território para que houvesse crescimento populacional e ocupação de terras apenas. ... A colonização espanhola foi uma de exploração.
A América recebeu dois tipos de colonização: a de exploração e a de povoamento. A América foi descoberta pelos europeus, após esse acontecimento diversos países do velho continente se dirigiram para a nova terra. ... Por outro lado, os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento.
Entre as semelhanças está o uso da mão de obra escrava africana, a instituição de uma administração colonial centralizada, institucionalização de monopólios comerciais da metrópole em relação à colônia e formação de sociedades coloniais fortemente marcadas pela hierarquização.