O título da obra é um hibridismo: "saga", radical de origem germânica que significa "canto heroico", "lenda"; e "rana", palavra de origem tupi que significa "que exprime semelhança ". Assim Sagarana significa algo como "próximo a uma saga".
Cordisburgo, Minas Gerais, Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais1925–1930
Guimarães Rosa foi um dos mais importantes escritores brasileiros do modernismo, além de ter seguido a carreira de diplomata e médico. Foi o terceiro ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1967. Fez parte da terceira geração modernista, chamada de "Geração de 45".
19 de novembro de 1967
“Quem elegeu a busca não pode recusar a travessia” (Guimarães Rosa) – Texto de Amanda Tinoco.
"É junto dos bão que a gente fica mió." - João Guimarães Rosa.
Caio Fernando Abreu: O que tem de ser, tem muita força.... O que tem de ser, tem muita força. Ninguém precisa se assustar com a distância, os afastamentos que acontecem. ... E voltam mais bonitas, mais maduras, voltam quando tem de voltar, voltam quando é pra ser.
Caio Fernando Abreu - Pensador
“É junto dos bons que a gente fica melhor”, disse. Ao lado de Fernando Pessoa e Maquiavel, Guimarães Rosa figura entre os autores citados por Pereira em palestras proferidas dentro e fora da Serasa.
O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! Com coragem e com alegria, vamos adiante com nossas lutas. Já sabemos bem o que nos aguarda nos próximos tempos.
Tinha também paixão por aprender outros idiomas. Seus conhecimentos nesse campo impressionavam pela amplitude: falava fluentemente alemão, francês, inglês, espanhol, italiano e esperanto, além de um pouco de russo. Lia em sueco, holandês, latim e grego.
Guimarães Rosa foi um dos principais representantes do regionalismo brasileiro, característica da terceira fase do modernismo. Com uma linguagem fiel à popular, o escritor conseguiu inovar a literatura. Como atuou como médico e diplomata, Rosa começou a publicar seus textos mais tarde, apenas com 38 anos.