Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Pena causada pela miséria alheia; comiseração, compaixão, piedade. 2 Perdão ou graça concedida em consequência desse sentimento.
Veja. Pai, tende piedade de nós: Após o vocativo o uso da vírgula é obrigatório. Exemplo: Pai, tende piedade de nós. Pai tende piedade de nós: É um deslize.
Forma Der. de tender. substantivo deverbal Ação de ter, de possuir, de ser dono de algo, de ter domínio ou autoridade para realizar alguma coisa. Etimologia (origem da palavra tende). Forma Der. de ter.
Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa. E perdoai a nossa culpa. Porque nós somos vosso Povo, que vem pedir vosso perdão.
Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”. Importante: Para evitar a repetição de “quês” na redação, analise o que pode ser trocado por “de” ou pelo (a) qual, a (o) qual.
As locuções ter que e ter de estão corretas e são sinônimas. Indicam o ato de ter obrigação ou necessidade de fazer alguma coisa. Diversos dicionários atestam que essas duas expressões são equivalentes. Os falantes podem, assim, utilizar as duas locuções porque ambas são muito usadas e socialmente aceitas.
Se você é brasileiro, recomendo evitar o “Preciso de fazer”, mas não se trata propriamente de erro. A regência do verbo “precisar”, quando seu sentido é o de “ter necessidade, carecer”, sempre guardou uma boa dose de instabilidade.
O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?”
De é uma preposição. Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do). Da é a contração da preposição de com o artigo definido a (de + a = da)....Exemplos com de
1 agora, atualmente, nesta ocasião, neste instante, neste momento, presentemente.
ora”, por homofona (possuir o mesmo) de “hora… hora”, gera equívocos. Ex.: Ora quer participar, ora fica mais reservado. Então, lembre-se, na construção das orações coordenadas alternativas, a expressão a se usar é “ora”, sem o “h”.
Resposta. É um advérbio, conjunção, interjeição e substantivo de dois gêneros...
exclamação que constitui resposta a um agradecimento; de nada!