Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa... O autor quer dizer que aquele que é amado passa a ser responsável pelo outro, por aquele que nutre o afeto por si. O ensinamento sugere que devemos ser prudentes com os sentimentos daqueles que nos amam.
Cativar é aprender a atrair, ganhar a simpatia dos outros, seduzir e ser admirado. Quando cativamos e nos deixamos ser cativados nos sentimos felizes por fazer bem às pessoas, além de crescermos pessoalmente.
Significa "criar laços". - Criar laços? Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.
O Pequeno Príncipe está apaixonado com a rosa do seu planeta natal, uma que é como todas as outras rosas que ele vê na Terra. Mas a sua rosa é única porque ele a escolheu. É “única no mundo”, disse a raposa, porque o príncipe passou um tempo cuidando dela. Lição de vida: O Pequeno Príncipe representa a espontaneidade.
O Pequeno Príncipe pensava que sua rosa era única e preciosa, então ele passa a achar que ela não tem mais tanto valor assim. Mas é a raposa quem lhe esclarece os fatos: a rosa para ele é e será sempre especial porque ele a amou e a nutriu.
discutir a temática do livro; realizar uma pesquisa na escola; produzir textos; analisar trechos do filme. Professor, antes de iniciar as aulas sobre o tema, é necessária a leitura da obra para a realização das atividades.
Em uma de suas andanças o jovenzinho vai parar na Terra, mais especificamente no meio do deserto, local em que encontra um piloto perdido após um pouso complicado. Enquanto o piloto tenta consertar seu avião, ele e o pequeno príncipe criam um forte laço de amizade, compartilhando histórias e aprendizagens.
Resposta: O Pequeno Príncipe representa a espontaneidade, companheirismo e amizade. Diferente de muita gente, ele pensa instintivamente, com o coração. De acordo com a raposa, essa é a única forma de descobrir o que realmente importa.
Por causa das decepções que teve com o teste do desenho, acabou escolhendo como profissão ser piloto. Um certo dia, ocorreu um problema com o avião que pilotava e ele, caiu no deserto do Saara. Na primeira noite no deserto, o narrador acabou adormecendo na areia mesmo. Quando o dia raiou, uma voz estranha o despertou.
Literatura infantil
O livro fala principalmente da amizade, onde o Pequeno Príncipe cativa laços com vários seres que encontra em suas viagens, mas o ser com quem ele cativa grandes laços é a rosa que vive em seu asteroide B612.
Resposta
Tanto dentro do universo de O Pequeno Príncipe quanto no "mundo real" os baobás são árvores gigantescas, com mais de vinte metros de altura e dotadas de troncos que chegam a medir mais de dez metros de diâmetro, muito comuns (no nosso mundo) no continente africano (também podem ser encontradas na Austrália).