O reflexo, pode ser definido, como uma resposta involuntária rápida, consciente ou não , que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originado de um estímulo externo, realizada antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico, consequentemente, antes deste comandar uma resposta efetuada.
Quando ocorre o reflexo, a mensagem não precisa chegar encéfalo para que a resposta seja formulada.
Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias que ajudam a proteger nosso corpo. ... Essas respostas são chamadas de atos reflexos – reações tão rápidas que a mensagem só chega ao cérebro após a resposta ter sido gerada. Isso acontece porque esses atos são uma resposta medular a um determinado estímulo.
Resposta. São inconscientes porque "quem responde" à eles é a medula óssea e não o cérebro, ou seja, o impulso nervoso vai apenas até a medula, e por isso também que ele é rápido.
Resposta. Resposta: Os sinais nervosos saem dos nervos ( por exemplo sua mão se você tocou em um cacto) vão para medula espinhal sem chegar ao cérebro a medula responde fazendo sua mão se afastar só tomamos consciência do que aconteceu depois.
Nesse tipo de processo a informação nem ao menos chega ao cérebro, ela é respondida pela própria medula. Essas respostas funcionam como forma de afastar os indivíduos desses eventos perigosos, como é o caso de um corpo quente. Existem vários outros reflexos medulares, como o reflexo de dano a patela.
Num ato reflexo estão envolvidas estruturas como órgãos receptores, nervos sensoriais ou sensitivos, nervos motores e órgãos efetores.
Ato voluntário : é comandado pelo cérebro - é uma resposta controlada e consciente a um estímulo. Ato reflexo (involuntário) : é comandado pela medula espinhal - é uma resposta não controlada a um estímulo externo ; o corpo reage sem que haja consciência ou decisão.
Encéfalo