A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica).
O sistema elétrico é constituído por três subsistemas: subsistema de produção, de transporte e de distribuição.
Tipos e fontes de Geração de Energia Elétrica
Tem mais depois da publicidade ;) A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.
A fonte de energia renovável é originária de fontes naturais que se regeneram (não se esgotam). Tais como: energia solar, energia eólica, energia hidráulica, biomassa, geotérmica e maremotriz.
Este é o texto: ENERGIA RENOVÁVEL É originária de fontes naturais que se regeneram , não se esgotam: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra, gêiseres) e maremotriz (das ondas de mares e oceanos).
Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, solo, matéria orgânica, biocombustíveis, e vento. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Por exemplo: petróleo, carvão mineral, minérios, materiais radioativos e gás natural.
Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).