Encontra-se na obra intitulada A República (Livro VII), e pretende exemplificar como o ser humano pode se libertar da condição de escuridão, que o aprisiona, por meio da luz da verdade, em que o filósofo discute sobre teoria do conhecimento, linguagem, educação e sobre um estado hipotético.
Resposta: sim, o mito da caverna diz sobre a ignorância das pessoas, é como se as pessoas permanecessem na ignorância ao se prender às informações que são veiculadas nas redes sociais e nos aplicativos.
Com essa alegoria, Platão divide o mundo em duas realidades: a sensível, que se percebe pelos sentidos, e a inteligível (o mundo das ideias). O primeiro é o mundo da imperfeição e o segundo encontraria toda a verdade possível para o homem.
A Alegoria da Caverna ou Mito da Caverna é um texto escrito por Platão, com o uso do método dialético e se encontra na obra A República. ... A Alegoria ou Mito da Caverna apresenta, portanto, as bases para explicar o conhecimento do senso comum em oposição ao conhecimento do senso crítico.
O mito foi a preparação para a própria filosofia, pois os mitos foram a primeira maneira de que as pessoas encontraram para questionar os acontecimentos da época. Por meio desse questionamento as pessoas buscavam respostas nos mitos.
Platão constrói o Mito da Caverna ao descrever um lugar onde os habitantes que ali se encontram não conhecem a realidade externa. ... Com esta metáfora Platão propõe que os humanos busquem a saída do mundo dos sentidos, das impressões, para chegar ao mundo das ideias por meio do conhecimento.
O prisioneiro que se liberta e sai da caverna é uma pessoa que está cansada de acreditar naquilo que as pessoas dizem que é verdade e vai atrás da verdade plena. A sair da caverna essa pessoa descobre que aquilo que ele era habituado a ter como verdade era uma grande mentira.
*a luz vai criar incômodo é mais difícil sair da ignorância, mas aceitar a própria ignorância é um grande passo. *habituar-se para poder contemplar o mundo superior, fundamentar a nossa existência sobre o bem transcendente aquele que está além de nós e da sentido a tudo.
O mito da caverna de Platão representa um pouco a relação do homem consigo mesmo e com o mundo que o cerca, sendo uma das bases da filosofia. ... Em contrapartida a isso, ocorre a filosofia, que é o questionamento profundo acerca da realidade.
Resposta. ajudar o ser a procura da verdade, com isso, fazer que o ser preocure responder todas a perguntas e nunca deixar de duvidar.
Platão interliga a Alegoria da Caverna com a Educação. O principal objetivo é a busca do conhecimento das Ideias perfeitas, eternas e imutáveis que correspondem a realidade verdadeira, e compreendê-las é alcançar o máximo de conhecimento. ... A educação platônica é uma educação comprometida com o ensino da verdade.
A metáfora da caverna fala sobre o mundo sensível, que é o mundo das ideias, e o mundo material que é o mundo real, o mundo do conhecimento. ... Já o lado de fora da caverna é o mundo material, o mundo real e do conhecimento, que é muito mais vasto do que o que pode ser percebido na caverna.
A principal proposta desse mito é mostrar que existem pessoas alienadas e de mente fechada, quem tem opiniões erradas e preconceituosas (os prisioneiros), quando essas pessoas decidem sair de sua zona de conforto e abrem suas mentes e se permitem olhar o mundo de um novo ângulo, podem finalmente ver o verdadeiro ...
Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.
Resposta. Em relação ao mito da caverna, em dias de hoje, é que nos prendemos a "correntes" , que são crenças, culturas e religiões, e não enxergamos relmente a vida, e quando nos libertarmos dessas " correntes", iremos viver de tal forma que iremos questionar a existência, a verdade e a lógica.
A caverna representa o mundo dos pensamentos, das ideias, e as pessoas que estão lá dentro, amarradas, são as pessoas que não se questionam sobre nada e estão de acordo com o que lhe dizem. As correntes significam a ignorância das pessoas e a falta de conhecimento, que as prendem mais fundo na caverna.
1 – Qual o significado as caverna e das pessoas amarradas pelas pernas e pelo pescoço? Conforme a dialética platônica, a que tipo de conhecimento corresponde esse estágio? ... O conhecimento inteligível, que corresponde ao exterior da cavernas( a realidade das coisas) e o sol( suprema ideia do bem).
Platão, no seu livro A República (507b-509c [parte VI]) , usa o sol como uma metáfora para a fonte da "iluminação", presumivelmente da iluminação intelectual, que argumentava ser a Forma do Bem, que por vezes é interpretada como a noção de deus para Platão.
A luz do Sol a qual reflete na parede da caverna projetando as sombras das pessoas e tudo o que passa do lado de fora, significa informações novas, conhecimento a qual está sendo adquirido em meio a falta dela e a Sabedoria que antes nem podia se pensar em meio a caverna escura.
Ele explica que prisioneiros que viviam em cavernas , que nunca saíram de lá só conheciam as sombras projetadas na parede , as imagens refletidas , de pessoas animais , e objetos . Eles tinham uma imagem conhecida pelos sentidos , mas era uma "representação da realidade .
Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela filosofia, ciência ou qualquer outro sistema de análise.
A luz do Sol é o símbolo do conhecimento e da força criadora. Os povos da Antiguidade milenar cultuavam o deus Sol e seu poder doador de vida, calor e energia.
O que é o Mito da caverna: Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão, que consiste na tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro “mundo real”, baseado na razão acima dos sentidos.
Resposta. a caverna é a prisão onde a pessoa q ñ possui e ñ busca conhecimento se encontra,presa e por ñ ter o conhecimento da verdade se contenta com as sombras q ele vê em meio a escuridão tendo uma visão distorcida da realidade.
Significado de Corrente adjetivo Que ou aquele que corre sem obstáculos: água corrente. Que tem curso autorizado; que está em vigor neste momento: moeda corrente. ... Movimento rápido da água ou de qualquer líquido em certa direção; correnteza: remar contra a corrente.