Ceres
Imagem ilustrada de Ceres Esse planeta anão foi identificado em 1801 pelo astrônomo Giuseppe Piazzi e está localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, em uma região denominada de Cinturão de Asteroides, sendo, portanto, o planeta anão mais próximo da Terra.
Ceres
Bilhões de corpos de formato irregular, a maioria do tamanho de uma pedra e uns poucos com centenas de quilômetros de diâmetro, giram em torno do Sol na região compreendida entre as órbitas de Marte e Júpiter. Eles compõem o que se convencionou chamar cinturão de asteroides.
São desconhecidos quase todos os de menor tamanho, os quais acredita-se que existam cerca de um milhão. Estima-se que mais de quatrocentos mil possuam diâmetro superior a um quilômetro.
Os asteroides são corpos rochosos de estrutura metálica que orbitam em torno do sol como os planetas, mas que possuem uma massa muito pequena em comparação a eles. ... A segunda afirma que eles se formaram a partir de restos e detritos de planetas ou parte deles, resultantes da colisão entre dois corpos celestes.
Os elementos químicos que geralmente formam os asteroides são silicato, ferro e níquel. ... Os asteroides podem ser os restos de um planeta que foi destruído ou simplesmente materiais que, desde a formação do Sistema Solar, nunca se fundiram para a formação de um planeta.
As chamadas estrelas cadentes são, na verdade, meteoros, isto é, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre e incendeiam-se por causa do atrito com o ar. Aquilo que muitos chamam de estrela cadente, na realidade, não é uma estrela de fato caindo do céu.
O meteoro, também chamado de estrela cadente, é um fenômeno luminoso que pode ser observado a olho nu. Meteoro consiste no fenômeno luminoso promovido pela entrada na atmosfera de partículas sólidas oriundas do espaço, denominadas meteoroides.
Marque na agenda as principais chuvas de meteoros do ano Na coluna “Máx.”, estão os dias ideais para a observação, o chamado pico das chuvas. Quanto maior o “THM”, que é a quantidade estimada de meteoros por hora, maior é a chance de ver algum.
A geologia de eventos de impacto terrestres A Terra passou por períodos de mudanças abruptas e catastróficas, alguns devido ao impacto de grandes asteroides e cometas no planeta. Poucos destes impactos causaram mudanças climáticas massivas e a extinção de grande número de espécies de plantas e animais.
Potencialmente o corpo principal seria desviado, mas um fragmento de 50 a 80 metros ainda poderia colidir com a Terra. De acordo com os especialistas, m impacto dessa escala afetaria um raio de 15 quilômetros, destruindo completamente a ilha de Manhattan.
A teoria mais aceita sobre a extinção dos dinossauros diz que há 66 milhões de anos um asteroide enorme caiu no Golfo do México, formando uma cratera de 180 quilômetros de diâmetro, conhecida como Chicxulub.
Chicxulub
A hipótese mais aceita é de que o meteorito encontrado na cratera de Chicxulub, na Península de Iucatã, foi o responsável pela extinção dos dinossauros, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão, a qual carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que ...
Há, aproximadamente, 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um dos mais intrigantes enigmas do planeta. ... Alguns cientistas acreditam que a extinção dos grandes répteis não aconteceu com a queda do meteoro, mas sim por mudanças gradativas do clima que sucedia naquele período.
Eles acreditavam que o passado da Terra havia sido marcado por fenômenos impensavelmente violentos, que hoje não ocorrem mais nas mesmas proporções. Havia erupções vulcânicas violentas, terremotos homéricos e inundações – incluindo, é claro, o dilúvio de Noé, relatado na Bíblia.
Aproximadamente há 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos de nosso planeta.
Os mamutes viviam na África, Europa, Norte da Ásia e América do Norte em climas temperados e frios. Já foram, no entanto, encontrados vestígios destes animais na América do Sul, como por exemplo, marcas de dentes. Estes animais extinguiram-se provavelmente devido às alterações climáticas do fim da Idade do Gelo.
Resposta. Resposta: Os dinossauros foram seres primitivos que estiveram presentes no planeta durante muito tempo até serem extintos. ... Assim, a convivência com o homem iria depender muito, tendo em vista que havia dinossauros muito carnívoros e violentos que provavelmente não teriam boa convivência com o homem.
ao espinossauro
Aos seis anos, descobriu que viveram na Terra uns animais chamados dinossauros. Mas os dinossauros carnívoros, como o Tyrannosaurus rex, podiam caçar em grupo e deslocarem-se em manadas, conta Philip Currie. ...
Osso de dinossauro é encontrado no interior de São Paulo
pterossauros
Aproximadamente 700. Mas esse número é, na melhor das hipóteses, uma boa estimativa, já que as constantes descobertas dos paleontólogos o alteram com frequência.
Paleontólogos já identificaram pelo menos 27 espécies de dinossauros que pisaram no que corresponde, hoje, ao território brasileiro.