O tiro com arco (também chamado de arco e flecha) é um esporte em que os competidores atiram flechas com o auxílio de um arco, com o objetivo de acertar um alvo. Por milhares de anos essa atividade foi usada na guerra e na caça.
Técnicas de Tiro do Arco e Flecha
As flechas eram feitas a mão e utilizavam penas de peru (tingidas ou não). Com a evolução do esporte, surgiram arcos de aço, de fabricação sueca (SEFAB) ou italiana (APOLLO), flechas de tubo de aço (SEFAB e PATHFINDER). A evolução continuou com o surgimento de arcos de fibra de vidro e madeira, carbono e cerâmica.
O tiro com arco é a prática de utilizar um arco e flechas para atingir um alvo, surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização, com indícios de sua prática ainda na pré-história. A introdução de armas de fogo retirou do arco e flecha sua função bélica, levando-o a um declínio em sua popularidade.
Várias civilizações fizeram uso do arco e flecha com maestria. Alguns exemplos são os assírios e babilônios, hititas, núbios, egípcios, chineses e escandinavos. Os mongóis também eram exímios na manipulação do arco e flecha, sendo mestres em disparar flechas incendiárias.
Na onda de 'Jogos Vorazes', confira locais em SP para praticar arco e flecha
Em 1930, foi fundada a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA), que agiu rápido e organizou no ano seguinte o primeiro Campeonato Mundial, na Polônia.
Utilizando a física vamos entender como um objeto tão simples como o arco é capaz de lançar flechas que podem atingir até 250 km/h.
Equipamentos como rest, loop, mira, peep, estabilizadores e pesos são utilizados para que os tiros sejam mais precisos. Neste esporte é importante que o competidor conheça bem cada um desses equipamentos e como os manusear para obter bons resultados.
Quais são os principais equipamentos para movimentação de carga?
O tiro com arco é uma modalidade esportiva, que consiste em acertar uma flecha num alvo circular, com o uso de um arco. O objetivo principal, que conta mais pontos, é acertar o centro do alvo. Porém, existe, outras marcações que valem pontos de acordo com a posição.
Robin Hood O lendário herói da Idade Média empresta seu nome a uma das jogadas mais raras do tiro com arco: aquela em que o atleta consegue acertar a parte de trás de uma flecha que já está fincada no alvo e, assim, partir a flecha em questão.
O Arco Recurvo caracteriza-se pelo formato de suas lâminas com dupla curvatura, formando um “S” suave. Mas diferente do arco composto, o recurvo não possui sistemas de roldanas. Exige assim um esforço maior para se fazer e manter a puxada. Este também é o modelo utilizado nas Olimpíadas.