O piolho vive em média 30 dias e coloca cerca de dez ovos por dia. O que significa que um inseto é capaz de reproduzir de 150 a 300 lêndeas, que levam cerca de uma semana para sair do ovo.
Lêndea é o nome que damos aos ovos. Portanto, existe o piolho macho, o piolho fêmea e a lêndea. As lêndeas costumam ficar aderidas próximo à base dos cabelos e, apesar de serem bem pequenas, podem ser vistas a olho nu.
Também não use pesticidas ou substâncias como querosene: além de tóxicos, não matam os ovos; É mais fácil identificar e tratar os piolhos quando o cabelo é curto, mas o comprimento do cabelo não influi no risco de infestação nem em seu tratamento; A família toda deve ser examinada.
Os principais sinais e sintomas de piolhos incluem:
Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue e estão aptos a viver permanentemente sobre o corpo de seus hospedeiros. Esses sugadores possuem três pares de pernas e são uma espécie de “inseto-alpinista” que conta como uma garra que permite a locomoção e a fixação nos fios do cabelo.
Os piolhos são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.
O piolho de cabelos humanos, por exemplo, evoluiu a partir do piolho de chimpanzé quando os ancestrais de humanos e chimpanzés se separaram cerca de 5 milhões de anos atrás. O piolho dos pelos pubianos, por outro lado, tem parentesco com o piolho de gorila, do qual divergiu há 13 milhões de anos.
A pediculose do couro cabeludo é uma doença causada pela infestação de piolho da espécie Pediculos humanos capitis . É muito comum, na idade escolar, que as crianças adquiram piolho. Alguns trabalhos estimam que, somente no Brasil, a pediculose (infestação de piolhos) acometa cerca de 30% das crianças nessa fase.
Embora mamíferos não faça parte do cardápio desse ácaro, ele ataca humanos quando não encontra um hospedeiro ideal para sua refeição, mas não conseguem sobreviver em humanos. A picada é dolorosa. Nas aves, causa anemia, irritação e, até mesmo, morte.
5 passos para acabar com piolhos e lêndeas usando remédios caseiros
Sintomas da pediculose
A COCEIRA ACONTECE QUANDO O PIOLHO SE ALIMENTA Essa situação ocorre quando o inseto suga o sangue da vítima. Na hora em que está se alimentando, libera uma substância da sua saliva, que gera uma reação de sensibilidade e causa a coceira.
As crianças são vítimas mais atraentes para os piolhos porque têm um contato físico muito maior entre si, principalmente em creches e escolas. Nesses locais é bastante comum, por exemplo, a garotada dividir bonés, pentes, escovas, almofadas…
O piolho é transmitido principalmente de uma pessoa para a outra pelo contato direto, mas também podemos pegá-lo através do uso compartilhado de bonés, capacetes, tiaras de cabelo, escovas e pentes.
Desta forma, os 4 remédios caseiros mais indicados para piolhos e lêndeas, são:
Como prevenir piolhos e evitar infestação
Os piolhos são transmitidos por meio do contato direto com uma pessoa que os tenha. No caso do piolho da cabeça, você pode adquiri-lo, por exemplo, encostando sua cabeça na de outra pessoa. Além disso, emprestar objetos de uso pessoal também pode garantir a transmissão.
Quem faz química capilar não pega piolho? Há remédios adequados para eliminar todas as fases (lêndea ou piolho, por exemplo), mas químicas como tintura e escova progressiva não estão entre eles.
Vinagre branco e maçã: como no caso da prevenção, mesmo no caso dos piolhos já declarados, podemos usar o vinagre como um remédio natural útil para desinfetar, mas sobretudo para destacar melhor os ovos. Portanto, deve ser usado em combinação com o pente de dentes estreitos.
Lave o seu cabelo com uma mistura de vinagre e água morna. O produto possui propriedades que matam e eliminam piolhos e lêndeas. Misture um copo de vinagre com um copo de água morna, espalhando a mistura por todo o couro cabeludo e cobrindo o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.
Para retirar a lêndea, é recomendável que se utilize uma mistura de água e vinagre, na mesma proporção. Passe um pedaço de algodão molhado com a solução em três ou quatro fios de cabelo, da raiz até as pontas. Essa é uma receita caseira segura, que não traz riscos à saúde humana.
Outro remédio caseiro para eliminar piolhos usa duas porções de fubá, uma porção de arruda e quatro xícaras de água. Ferve-se a água com a arruda por uns cinco minutos, acrescenta-se o fubá, mexendo sempre para não encaroçar, até que virar um mingau grosso. Aplicar em todo o cabelo, após esfriar, esfregando bem.
Além disso, pode haver irritação no couro cabeludo, ainda mais se você estiver com algum arranhão, corte ou acne na cabeça; 2- Não use o vinagre nos cabelos se você já apresentou alergia a alimentos com esse produto ou se tem alguma sensibilidade respiratória; 3- Tudo em excesso faz mal, por isso, não exagere.
O vinagre de maçã é rico em vitaminas que contribuem para a saúde do cabelo, tais como as vitaminas B e C. Além disso, o ácido alfa-hidroxi ajuda a esfoliar a pele do couro cabeludo e atua como anti-inflamatório, ajudando a combater a caspa.
Tabela 1.
O que diferencia o vinagre balsâmico (aceto balsamico, em italiano) dos vinagres comuns é que, enquanto estes são feitos a partir de vinho branco ou tinto, o balsâmico tem como matéria-prima bruta as uvas brancas.