No discurso neoliberal, a educação deixa de ser parte do campo social e político para ingressar no mercado e funcionar a sua semelhança. ... Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho e a pesquisa acadêmica ao imperativo do mercado ou às necessidades da livre iniciativa.
O neoliberalismo significou a ideologia do capitalismo financeiro, no qual as características centrais seria a propriedade privada e o livre mercado. ... Sendo assim, o trabalho consistirá na compreensão do conceito de hegemonia, no estudo sobre as origens do capitalismo, e o desenvolvimento da hegemonia neoliberal.
O Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia, através de sua retirada do mercado, que, em tese, autorregular-se-ia e regularia também a ordem econômica.
Confira as principais características do neoliberalismo: Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; A política de privatização de empresas estatais, ou seja, a privatização de todos os setores da economia nacional; ... Defesa dos princípios econômicos do capitalismo e também ênfase na globalização.
As raízes intelectuais do pensamento neoliberal e o nascimento desse pensamento como doutrina datam de depois da Segunda Guerra Mundial, quando o mundo passava por um período conturbado, pela grande crise nos anos 1930, no intervalo entre as duas guerras mundiais.
Contemporaneamente, o conceito de hegemonia foi desenvolvido pelo teórico marxista Antonio Gramsci para descrever o tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado e outras classes de trabalhadores.
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
Como mostram as figuras acima, temos em primeiro plano Margaret Thatcher, primeira ministra britânica, responsável por implantar o neoliberalismo na Inglaterra, em seguida Ronald Reagan, presidente americano, que fez o mesmo nos Estados Unidos, e por fim Helmut Kohl, primeiro ministro alemão.
Enquanto o liberalismo se preocupa mais em defender a mínima intervenção estatal, liberdades individuais e o livre mercado, com ênfase na produção, o neoliberalismo foca em diminuir mais ainda a presença estatal, defendendo privatizações, circulação de capital estrangeiro, entrada de empresas estrangeiras nos países e ...
Esse processo é resultante do modelo neoliberal, e é a partir dele que a fragmentação dos espaços urbanos acontece, gerando desigualdades sócioespaciais (CUENYA; CORRAL, 2011). ... A interferências dos interesses do mercado torna a acessibilidade aos espaços urbanos mais crítica e complexa (ABRAMO, 2011).
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. ... O liberalismo começou a alcançar notoriedade durante o Iluminismo, quando se tornou popular entre filósofos e economistas.