Como qualquer formiga, a rainha se desenvolve a partir de quatro estágios: ovo, larva, pupa e fase adulta. ... Quando recebem pouco alimento, as larvas se tornam operárias; no entanto, quando uma larva recebe uma dose extra de alimento, ela irá se desenvolver em uma rainha.
Geralmente, as tanajuras costumam aparecer com maior frequência em outubro, novembro e dezembro. No entanto, em virtude das chuvas fracas registradas na região recentemente, intercalando o calor e o frio do fim dos meses de março e começo de abril, o inseto começou a aparecer em algumas cidades.
O elevado teor de proteínas e minerais, bem como a proteção ao meio ambiente estão entre os benefícios.
Depois de serem fecundadas, as tanajuras perdem as asas e passam a ser chamadas de saúvas. De acordo com o especialista, somente as fêmeas fecundadas sobrevivem. Já para os machos não há escapatória: todos morrem depois da revoada. — As formigas liberam um feromônio que atrai os machos, mas não os irmãos.
Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.
Os cheiros dessas guloseimas ajudam, é claro. A formiga que faz a descoberta volta para a colônia raspando o abdômen no chão – o que deixa um rastro de feromônios (as moléculas que esses bichinhos usam para transmitir recados bioquímicos). “As fontes de açúcar normalmente têm localização fixa”, explica Paulo S.
Durante o inverno as formigas lembram para elas mesmas que "esse frio, chuva e céu escuro não irão durar para sempre; logo nós estaremos fora na grama verde novamente". E no primeiro dia de calor elas já aparecem em todos os lugares.
"As formigas são capazes de manter uma trajetória retilínea, seja com movimentos para frente, seja para trás e para os lados", indicou o CNRS, que acrescentou que, embora o cérebro do inseto seja menor que a cabeça de um alfinete, sua capacidade de orientação é "surpreendente".