Segundo a neurocientista Valorie Salimpoor, da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, seres humanos sentem prazer ao ouvir música porque experimentam nuances cognitivas ao esperar os próximos acordes e versos da canção. A sensação de prazer, segundo ela, acontece quase que inteiramente por causa da dopamina.
Música boa é aquela que atende a uma ocasião com precisão. Com qualidade de produção, se fonográfica. Com boa apresentação, se ao vivo. Existem os excelentes compositores de determinado estilo, e que influenciaram gerações, e como contraposição sobre a mesma esfera existe maus compositores.
Escuta activa. A primeira regra da análise de música é ouvir uma música com intenção e foco completo. Limpe todas as distracções (como notificações no seu computador ou telefone) e esteja em um ambiente de audição confortável. Ouvir a peça pelo menos três vezes, começar a terminar.
Confere aí:
Vamos começar com este guia passo-a-passo de composição.
Tente focar apenas na melodia e no ritmo. Basicamente você deverá entoar a melodia da música sem usar qualquer instrumento. Assim será mais fácil perceber se ela faz sentido, se tem lugares em que pode ser melhorada. Você deve entoá-la repetidamente.
O primeiro passo é arrumar a batida. Pensar em um ritmo contagiante e que seja bem dançante. Esse é o ponto principal de uma música de funk: a batida. O segundo passo é trabalhar as rimas, procure fazer uma lista com palavras que sejam fáceis de rimar, e que você goste para poder combiná-las em frase depois.