Na verdade, a chegada dos Dórios na Grécia é o final do período micênico... ... Por isso a importância dos Dórios nesse período é a ocupação de toda a Grécia pelos povos que só ocupavam a ilha de Creta... Ah vale lembrar que os Dórios são os futuros espartanos...
A violenta invasão dos Dórios na região da Grécia e a destruição da civilização micênica fizeram a cultura helênica regredir, afundando os gregos em um período conhecido como Idade das Trevas da Grécia. Esta fase não possui nenhum registro escrito, apenas registros arqueológicos.
Fato é que este conflito entre formas de organização social entre dóricos e micênicos, o povo que governava a Grécia até então, acabou com a derrota dos micênicos, desorganização da sociedade tal como estava e a fundação de um novo regime político, em especial na região do Peloponeso (onde ficava Esparta).
O fim da civilização micênica, ocorreu com a invasão dórica. Eles devastaram a civilização micênica e destruiram o que não lhes era aproveitável.
Os historiadores sugerem que grandes terremotos possam ter causado grande destruição nas cidades micênicas. Além disso, acredita-se que a chegada dos dórios – outro povo indo-europeu – à região tenha desencadeado o fim dos micênicos.
Os cretenses começaram a desenvolver-se a partir de 3000 a.C., no entanto, seu auge deu-se de 2000 a.C. a 1500 a.C. A partir dessa data, eles entraram em decadência, por motivos que ainda são estudados pelos historiadores, e acabaram sendo absorvidos pela civilização micênica.
A Civilização Minoica - Civilização que iniciou-se após a destruição das cidades cretenses, provavelmente por um terremoto. As cidades foram reconstruídas de forma mais evoluída, notando-se a evolução cultural dos cretenses. Os cretenses foram os responsáveis pela formação da Civilização Grega.