A erva-cidreira (nome científico: Melissa officinalis), também conhecida popularmente como erva-cidreira verdadeira, ou apenas por melissa, é uma planta perene herbácea da família da menta /hortelã e do boldo (Lamiaceae), nativa da Europa meridional.
Capim-cidreira ou Capim-santo (Cymbopogon citratus) Também é chamado de capim-santo, capim-limão e capim-cheiroso. Quase não possui caule, e suas folhas são estreitas e compridas. Com um forte aroma de limão, seu chá tem sabor cítrico. Nativa da Índia, resiste a diversos climas e solos.
Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse.
A erva-cidreira é uma planta medicinal da espécie Melissa officinalis, também conhecida como cidreira, capim-limão ou melissa, rica em compostos fenólicos e flavonóides com propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito utilizada para tratar ...
Poder diurético: ele ajuda a desintoxicar o organismo como consequência de suas propriedades diuréticas, que estimulam a eliminação de líquidos acumulados; Retenção de líquidos: quem sofre com retenção de líquidos encontra um bom aliado no capim-limão.
A erva cidreira possui ação benéfica em casos de gases, problemas estomacais e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse. Além disso, a planta também melhora os casos das cólicas.
De acordo com o formulário de fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o ideal é ingerir até 3 xícaras por dia, sem ultrapassar a quantidade de 12 gramas de folhas da planta ou 450ml do chá.
Chá de capim santo: Colocar 1 colher (de chá) das folhas picadas numa xícara e cobrir com água fervente. Tampar, esperar esfriar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.
Por ter boas propriedades antissépticas e aromáticas naturais, o cravinho pode ser usado como uma opção natural para melhorar o mau hálito. Para isso, basta mascar 1 cravinho-da-índia para notar seus efeitos aromáticos na boca. Bochechar o chá de cravo-da-índia também é uma boa solução para combater o mau cheiro.
Possíveis efeitos colaterais O cravo da índia pode causar irritação da pele e da mucosa digestiva de algumas pessoas mais sensíveis, por isto deve ser utilizado, preferencialmente, com autorização médica.
Essa especiaria pode fazer bem à sua saúde O cravo-da-índia é rico em óleos essenciais com ação analgésica e antisséptica. Por apresentar flavonoides, também a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico. Quanto ao valor nutricional, também é fantástico.
Em 500 ml de água quente, adicione 10 cravos-da-índia, 1 pau de canela médio e 1 colher de gengibre ralado (ou a raiz inteira que se assemelha a essa quantidade). Tape o recepiente por 8 minutos, depois coe e beba quente, sem açúcar.
5 passos para remover cravos do nariz
Receita do chá seca-barriga Ferva 500 ml de água. Assim que começar a ferver, coloque o cravo e a canela. Ferva durante cinco minutos, retire do fogo e acrescente o gengibre. Mantenha tudo na chaleira em infusão por mais três minutos antes de consumir.