A nossa Galáxia é a Via Láctea, que tem formato de espiral e está situada no conglomerado denominado Grupo Local, onde também está localizada Andrômeda. A distância estimada entre as duas é de 2,3 bilhões de anos-luz de distância.
O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.
O disco da Via Láctea, a região plana e achatada da galáxia em que se encontra o Sistema Solar, pode ter o dobro da extensão estimada anteriormente e alcançar 200 mil anos-luz de diâmetro – um ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano e equivale a 9,5 trilhões de quilômetros.
A galáxia é um enorme sistema, que é gravitacionalmente ligado, tendo em sua composição a presença de estrelas, remanescentes de estrelas, além de um meio interestelar de gás e poeira, e matéria escura. Já a constelação é considerado um conjunto de estrelas que se localizam presentes na galáxia.
A lei de Hubble afirma que a velocidade de afastamento de uma galáxia (em km/s) é proporcional à sua distância até a Terra, medida em megaparsec.
1 - Porque os navegadores eram custeados pelos reis católicos da Espanha e de Portugal, e a cruz é o símbolo usado pelo catolicismo para sua expansão pelo mundo. 2 - O fim simbólico é lembrar da cruz e da história de Jesus. O uso prático é o de orientação.
Existem milhares de estrelas visíveis no céu noturno, milhares de pontos brancos. ... Os corpos celestes são vistos com o céu límpido; a presença de nuvens pode atrapalhar uma boa observação noturna.
Resposta. Astros e constelações. Usaria um telescópio e faria a observação em uma noite limpa sem nenhuma nuvem.
Durante o dia, vemos o Sol, que é a estrela mais próxima da terra, fonte de luz e calor. A noite podemos ver outros astros, como as estrelas e a Lua, por exemplo. É comum as pessoas pensarem que a Lua sempre será vista somente a noite.
O que aqui temos, no caso da alegada estrela da manhã, é o planeta Mercúrio, o qual está atualmente mais afastado do Sol, visto aqui da Terra. Por mera coincidência, Mercúrio em órbita solar está fisicamente na sua maior aproximação ao Sol. No caso da estrela da tarde temos, de facto, o planeta Vénus.