Esse é o especialista responsável por tratar e diagnosticar as doenças do trato urinário tanto em homens, quanto em mulheres. Nesse caso, o urologista trata a saúde da bexiga, rins, uretra e ureteres.
A maioria dos cálculos surge nos rins (cálculo renal ou nefrolitíase), mas podem se formar em qualquer nível do sistema urinário. Homens são mais afetados que as mulheres e a idade de pico ocorrem entre os 20 e 30 anos.
Deve-se procurar um nefrologista quando houver sintomas urinários (mudança de coloração, odor, frequência, dor), hipertensão arterial de difícil controle, alterações nos exames de urina (proteína, sangue),edema ( inchaço), história na família de doença renal crônica e rins policística, diabetes com proteína na urina, ...
Os principais sintomas de mau funcionamento renal são alterações da cor e aspecto da urina (cheiro, presença de sangue, espuma na urina), aparecimento de edemas no corpo, fadiga, cansaço, anemia, cheiro de urina na boca (hálito urêmico), fadiga e intolerância ao exercício.
Desde já, a doença renal crônica é dividida em cinco estágios.
IRC estágio V – Pacientes com clearance de creatinina menor que 15 ml/min. Esta é a chamada fase de insuficiência renal terminal. Abaixo dos 15-10 ml/min o rim já não desempenha funções básicas e o início da diálise está indicado.
Nos casos em que a insuficiência renal em cães se apresenta de maneira aguda, é essencial o tratamento veterinário intensivo, que geralmente inclui admissão e fluidoterapia, além de medicamentos que estabilizam o animal e controlam os sintomas.
Comida úmida: Quer seja comida caseira ou alimentos específicos para cachorros com insuficiência renal, é muito recomendável oferecer ao seu cachorro comida úmida devido ao seu elevado conteúdo de água. Além disso, costuma ser mais apetecível para eles, ou seja, conseguirá que comam melhor.
A insuficiência renal crônica em cães, conforme explica a médica veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom, ocorre quando os rins do cachorro não conseguem executar essas atividades básicas para o bom funcionamento de seu organismo. Ou seja, eles perdem a capacidade de filtrar o sangue e de poupar água.
Não existe remédio que diminua a creatinina alta em cães, porém, se for conhecida, é possível tratar a causa da sua elevação. Por exemplo, uma ruptura da bexiga que requer intervenção cirúrgica. Existem alguns fármacos que podem ser usados para controlar outros sintomas e fazer o cão sentir-se mais animado.
Os principais sintomas que o cachorro pode apresentar caso esteja com problema de fígado são: