Para saber a força de um oxiácido, basta subtrair a quantidade de oxigênios de sua fórmula pelo número de hidrogênio ionizáveis disponíveis no ácido: Fortes: Quando o resultado da subtração for igual ou superior a 2.
Sempre que um ácido é adicionado à água, passa pelo processo de ionização (formação de íons), enquanto a base passa pelo processo da dissociação (liberação de íons).
Para reconhecer essa característica, basta analisar o grupo Y que acompanha o hidróxido (OH) na fórmula química ou no nome da base. Se o Y da base for um metal alcalino ou metal alcalinoterroso (com exceção dos elementos berílio e magnésio), ela será forte. Veja a lista dos elementos que formam bases fortes: Lítio (Li)
Os ácidos e bases fortes mais comuns são: HCl, HBr, HI, H2SO4, HNO3, H2CO3, LiOH, NaOH, KOH, Ca(OH)2 e Mg(OH)2. As bases fortes são compostas por metais alcalinos e metais alcalino-terrosos, com excepção para o Hidróxido de Berílio e de Magnésio, uma vez que são pouco solúveis, formam bases moderadas.
* Bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca. * Bases fracas: O hidróxido de amônio (NH4OH) e as bases dos demais metais (das famílias 13, 14 e 15).
Resposta. Explicação: Alternativa “e”.
Hidróxido de Cobre II
b) QUANTO À SOLUBILIDADE EM ÁGUA:
Para nomear ânions monoatômicos, devemos acrescentar o sufixo -eto ou -ido ao nome do elemento precedido pela palavra “íon”....Nomenclatura de ânions
HCl: ácido clorídrico; H2CO3: ácido carbônico; H2S: ácido sulfídrico.