O estudo do Coprológico Funcional das fezes visa o estudo das funções digestivas, abrangendo provas de digestibilidade macro e microscópica, exame químico e outras provas, cujos resultados permitem estabelecer determinadas Síndromes Coprológicas.
As principais melhorias incorporadas ao exame coprológico Pesquisa de resíduos alimentares. Pesquisa de parasitas. Determinação do pH. Reações químicas para ácidos, amoníaco,bilirrubina, estercobilinogênio e proteínas.
Para a coleta é preciso:
PESQUISA DE SANGUE OCULTO
Na maior parte das vezes, eles são solicitados para verificar a presença de sangue, gordura, bactérias, protozoários ou outros vermes. O exame de gordura nas fezes, por exemplo, serve para analisar se existe má absorção ou falhas na digestão, que podem ser sintoma de alguma doença do estômago ou intestino.
De acordo com Fernandes, da SBP, com 1 ano de idade os pequenos devem fazer a primeira coleta de sangue, para checar indícios de anemia e estoque de ferro —se necessário, também podem ser solicitados testes de urina e fezes.
Alguns medicamentos podem interferir nos resultados da coleta de sangue e cabe ao médico e ao laboratório informar quando se deve suspender determinado medicamento. Os antibióticos e anti-inflamatórios, por exemplo, causam alterações nos testes de coagulação do sangue.
Qual a validade de um hemograma completo? O tempo de validade de um Hemograma varia de acordo com a finalidade do seu pedido. Por exemplo, se um hemograma foi solicitado para realizar uma avaliação de pré-operatório, ele vai ser válido por um período relativamente curto, como 30 dias, por exemplo.
Os principais exames que envolvem esse período de jejum determinado estão relacionados a coletas de sangue para Hemograma completo, Glicemia de Jejum e Lipidograma (colesterol e triglicerídios).