Um exemplo é a frase “carambola amadurece no pé e passarinho não come”. A fruta, que é muito popular no Brasil, pode fazer mal à saúde de animais e humanos. E esse fato talvez explique porque muitos acreditam que os pássaros não comem carambola.
A carambola pode ser consumida de muitas maneiras, além da fruta in natura, por exemplo:
Rica em vitamina C, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno, a fruta tem função antioxidante e diurética. Verão é época de carambola! Rica em vitamina C, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno, a fruta tem excelente função antioxidante e diurética.
Fonte de antioxidantes e vitaminas A, C e B, o alimento fortalece o sistema imunológico e combate os radicais livres, substâncias que prejudicam o organismo. Apesar dos benefícios, é comum ouvir que a carambola possui substâncias tóxicas que podem provocar problemas graves e até matar.
A carambola é perigosa porque possui uma neurotoxina poderosa, chamada caramboxina, que é um aminoácido semelhante à fenilalanina. A caramboxina age no sistema nervoso central provocando uma hiperexcitabilidade do cérebro, motivo pelo qual muitos pacientes ficam agitados e podem até ter convulsões.
Realmente, quem tem problemas renais crônicos deve evitar ingerir carambola. Segundo o reumatologista Thiago Bitar, a fruta contém uma substância denominada caramboxina que pode ser nociva para o paciente renal, pois ele não consegue eliminá-la por completo do organismo, já que seus rins não filtram adequadamente.
UTILIDADE PÚBLICA: POR QUE PASSARINHOS NÃO BICAM CARAMBOLA? Isto é verdade. ... A carambola tem uma neurotoxina que, se não for filtrada, vai direto para o sangue. Se o paciente portador de insuficiência renal comer a fruta, ele deve contar ao médico, pois corre o risco de entrar em coma e morrer, se não fizer hemodiálise.
"Rica em vitamina C, a carambola é uma fruta com função antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres presentes nas células. Ela possui muitos minerais, como potássio, que ajuda nas funções musculares, combatendo o estresse oxidativo das células e membranas.
Pacientes com problemas renais crônicos não devem ingerir a carambola, isto porque a fruta conta com a enzima caramboxina que não é filtrada pelos rins. O excesso da caramboxina pode atingir o cérebro e ocasionar vômito, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões e levar até mesmo à morte.
Os benefícios da carambola na diabetes são ajudar a baixar o açúcar no sangue, pois na diabetes o açúcar sobe muito no sangue. Além das propriedades hipoglicemiantes, a carambola tem fibras que também dificultam a subida repentina de açúcar no sangue.
Além disso, a acerola ajuda a combater o estresse, fadiga, problemas do pulmão e do fígado, varicela e poliomielite, por exemplo, já que possui propriedades antioxidantes, remineralizantes e antiescorbúticas.
Quanto à árvore da carambola (a ), deve ser cultivada a sol pleno, em solo bem drenado e rico em matéria orgânica (adicione uma parte de terra, uma de areia e duas de esterco de vaca bem curtido).
Para plantar por semente, escolha frutos saudáveis, de plantas novas, produtivas e vigorosas, retire as sementes, lave-as, seque-as e leve para a sementeira. A semeadura se faz em canteiro de barro misturado com esterco curtido, com espaçamento de 10cm entre cada semente.
Remova todos os ramos que estão crescendo juntos ou competindo por espaço. Tente podar tanto o topo da árvore quanto sua vegetação mais abaixo, ao alcance da tesoura. Isso permite que mais luz do sol alcance os galhos sombreados, incentivando-os a produzir frutos.