O Toxoplasma gondii apresenta três formas infectantes: os taquizoítos (taqui=rápido), que são as formas de proliferação rápida, e estão presentes em grande número, nas infecções agudas. No animal afectado, o parasita pode estar no sangue, excreções e secreções.
O ciclo biológico do T. gondii desenvolve-se em duas fases distintas: Fase assexuada: em vários tecidos de diversos hospedeiros (aves, mamíferos, inclusive gatos e outros felídeos). Fase sexuada (ou coccidiana): nas células do epitélio intestinal de gatos e outros felinos não imunes.
A toxoplasmose pode apresentar-se na forma de uma síndrome febril aguda com linfadenomegalia em adultos jovens, coriorretinite ou doença congênita, quando afeta gestantes. Febre, linfadenopatia e hepatomegalia são os sinais mais encontrados na toxoplasmose linfoglandular.
Várias medidas simples podem ser tomadas para a prevenção da toxoplasmose dentre elas:
A profilaxia dos dentes é realizada em consultório pelo dentista e tem como objetivo a prevenção de doenças periodontais e a manutenção da higienização bucal do paciente.
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.
As 4 etapas da profilaxia dental
Para quem não sabe, a profilaxia (como é chamada a limpeza) remove placa e tártaro que podem causar gengivite, cáries, mau hálito e outros problemas. Esse procedimento pode ser feito de duas maneiras diferentes: com o jato de bicarbonato ou a raspagem dos dentes com curetas.
A limpeza dentária feita pelo dentista é um procedimento simples, mas não menos importante, pois pode evitar o surgimento de muitos problemas. Esse processo remove completamente toda a placa bacteriana, tártaro, além de deixar os dentes mais brancos e o sorriso mais bonito.
Essa higiene se dá através do uso de escova de robinson ou taça de borracha com pasta profilática, utilizando micromotor em baixa rotação para pacientes dentados e uso de gaze embebida em digluconato de clorexidina a 0,12%.