A melhor época para ir a São Luís é entre os meses de julho e dezembro, quando o tempo é quente e seco, com ventos frescos. De janeiro a junho as chuvas são constantes. As festas mais concorridas - Bumba-Meu-Boi e São João - acontecem nos meses de junho e julho.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1971 a menor temperatura registrada em São Luís foi de 17,9 °C em 26 de março de 1987.
Lençóis Maranhenses entre junho e setembro Assim estão criadas as condições para uma viagem 100% satisfatória. Quanto mais cedo nesse intervalo você vai, mais lagoas cheias vai encontrar.
O início da temporada de chuvas, entre setembro e outubro, é um bom período para visitar a Chapada dos Veadeiros. A seca dá uma trégua, as cachoeiras começam a retomar força e ainda não há grandes temporais. Já os meses de novembro a março exigem bem mais atenção dos visitantes.
É um roteiro de 7 dias, sendo 5 dias completos no Jalapão + o dia da chegada em Palmas e o dia do retorno. O valor, se for uma única pessoa, fica na faixa de R$ 3.
Chapada dos Veadeiros de carro Na região, não há transporte público e o turismo incipiente faz com que o passeios tenham preços bem elevados. Se a ideia é economizar e ter liberdade de roteiros e horários, vá de carro! Não é perigoso andar de carro pela Chapada dos Veadeiros, mas as estradas nem sempre são fáceis.
Aeroporto Internacional de Brasília
Não há aeroportos nos arredores da Chapada dos Veadeiros. O aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros é o Aeroporto Internacional de Brasília, localizado no Distrito Federal e distante 235 km de Alto Paraíso de Goiás. A partir de Alto Paraíso, serão mais 36 km até a vila de São Jorge e 90 km até Cavalcante.
Das cidades turísticas da Chapada dos Veadeiros, Cavalcante tem a maior população e é a mais distante de Brasília. Alto Paraíso tem melhor infraestrutura turística e é a mais próxima da capital. São Jorge é uma vila hippie chique bem ao lado da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
A Chapada dos Veadeiros está localizada no noroeste do estado de Goiás, distante 230 km de Brasília. A região, que engloba oito municípios do interior de Goiás, tem como principais bases de apoio para os turistas a cidade de Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante.
O que levar para sua viagem a Chapada dos Veadeiros - GO
estado de Mato Grosso
É uma área de grande importância ecológica em função da grande biodiversidade e presença de belezas naturais. É também uma região de grande importância no cenário do turismo ecológico brasileiro. O clima é tropical e equatorial úmido. Elevação: média de 800 metros de altitude.
Principais características da Chapada dos Parecis: - Clima: tropical e equatorial úmido. - Elevação: média de 800 metros de altitude. - Vegetação: Floresta Amazônica (em Rondônia) e Cerrado (em Mato Grosso). Há também áreas de floresta tropical, principalmente no Mato Grosso.
Chapada é uma forma de relevo montanhoso em que ocorrem extensões de solo elevadas e planas, vales profundos, cachoeiras e rios caudalosos. Esse tipo de relevo se formou em várias partes do Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Em geral, as chapadas têm mais de 500 metros de altura.
As chapadas se formam durante o processo de formação de montanhas, picos e outros tipos de elevação geológica. Eventualmente a natureza passa por momentos de muita calma, bem-estar, paz e amor, o que leva a alterações na construção das elevações.
Resposta: O que é Chapada: Chapada são terrenos com extensas superfícies planas em regiões de serras com altitudes geralmente superiores a 600 metros. ... No Brasil, as chapadas são encontradas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e normalmente possuem um Parque Nacional criados para preservação da natureza.