Mecanismo de ação geral Como o Na+ não é excretado isoladamente, ele carrega a água do sangue, havendo aumento do volume urinário e a consequente redução da quantidade de líquido nos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão exercida nas paredes das artérias.
Os diuréticos são fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário.
Os medicamentos diuréticos geralmente são utilizados no tratamento de hipertensão e insuficiência renal e cardíaca porque ajudam na eliminação do sódio./span>
Os Diuréticos osmóticos são um grupo de fármacos diuréticos que actuam no Rim, aumentando o volume e diminuindo a concentração da urina. Alteram as forças osmóticas ao longo do néfron, inibindo a reabsorção de solutos e água, como exemplo, podemos citar o Manitol....Diuréticos osmóticos:
Hidroclorotiazida x clortalidona: os diuréticos tiazídicos são todos iguais? ocorrência de hipopotassemia. Esse estudo comprovou que a clortalidona, com a metade da dose da HCTZ, possui maior potência e período de ação mais prolongado que a HCTZ.
Este medicamento é destinado ao tratamento de: Hipertensão arterial leve a moderada; Edema devido a distúrbios cardíacos, hepáticos e renais; Edemas devido a queimaduras.