Os níveis de iluminação recomendados dependem da finalidade do galpão: mínimo de 300 lux ou 500 lux de iluminância (lumens por metro quadrado) no setor de produção e de 150 lux em setores de estocagem e passagem.
Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Se a distância “d” entre a fonte de luz e o objeto a ser iluminado for no mínimo 5 vezes maior do que as dimensões físicas da fonte de luz, pode-se calcular a iluminância pelo método de iluminância pontual, aplicando-se a fórmula: Onde: I = Intensidade luminosa (cd) lançada verticalmente sobre o ponto considerado.
As pesquisas mais recentes indicam que o mínimo para o crescimento são 2.
EXEMPLO:
O tamanho do plafon e quantidade de lâmpadas varia conforme a dimensão do cômodo. Um modelo grande ou pequeno demais prejudicará a decoração, além de iluminar muito ou pouco. Nossa dica para escolher é fazer uma marcação no teto com um papel e observar se aquele tamanho de luminária ficar equilibrada no espaço.
Assim, quanto maior o ambiente, maior deve ser o plafon para acomodar uma quantidade maior de lâmpadas. Além disso, há a questão estética. Fica muito esquisito um plafon pequeno “perdido” no meio de um teto enorme. Se a sua sala mede 3m x 4m = 12m2 / 3 = 4 x 10 = 40 cm, sua luminária deverá medir 40 cm.
Plafon retangular Muito utilizado em cozinhas, o plafon em formato retangular proporciona uma iluminação confortável para os ambientes. Também é encontrado em diversos materiais: alumínio, cristal, alumínio com vidro e em cores diversas também.
Tabela de Comparação dos Melhores Plafons
Veja abaixo uma lista das principais marcas que fornecem plafons de LED no Brasil:
Plafon no banheiro Utilize plafons de sobrepor como iluminação geral no banheiro. Com amplo ângulo de abertura, uma peça de acrílico leitoso, ou vidro silkado. Esse tipo de luminária fornece uma quantidade de luz uniforme, intensa e eficiente. Funcionam muito bem como fonte de luz geral no ambiente.
As lâmpadas de LED são a melhor opção do momento. Elas são duráveis, econômicas e podem ser encontradas em diferentes tamanhos e voltagens. Para uma luminária de efeito decorativo, a lâmpada de cor amarela é uma ótima opção, já que ela ajuda a criar aquele climinha especial no banheiro.
A luz branca é indispensável para garantir um banheiro claro e trazer visibilidade ao espaço. Essa luz também deixa o cômodo mais estimulante. Já a luz amarela torna o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Ela é ideal para o uso de luminárias de foco ou o uso de fita de LED atrás do espelho.
A potência dessa iluminação deve ficar entre 75 a 100 watts. Se você usa lâmpadas de LED, o equivalente seria de 20 a 26 watts. Você também pode instalar um dimmer para ajustar a intensidade da luz, ficando mais fraca de manhã, até que seus olhos se acostumem.
A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.
Se a preferência for por luzes embutidas no teto, as lâmpadas parabólicas PAR 30 de facho aberto são as ideais – podem ser halógenas de 50 watts ou LED de 7 watts.
Maior eficiência Isso significa que uma lâmpada LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à lâmpada incandescente ou halógena de 100W. Já no caso de substituição de lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas LED são até 2,5 vezes mais eficientes em termos de iluminação.
O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.
lâmpada fluorescente compacta
Antes de falar sobre quantos watts tem uma lâmpada, vamos esclarecer alguns conceitos. Muitas pessoas confundem Volts com Watts. casa as lâmpadas são todas de 110 watts".
O Watt está relacionado do consumo da lâmpada, enquanto lúmens está relacionado à capacidade de iluminação do ambiente. Saiba como escolher a melhor delas....Como calcular e escolher a lâmpada ideal.
Ao comprar lâmpadas, esteja atento às especificações A potência da lâmpada, a qual é medida pelo número de lúmens, é a mais comum. ... O modelo ao que mais estamos acostumados é o E27, presente, principalmente, em lâmpadas residenciais. Porém, existem modelos que utilizam o encaixe G9, GU10, entre outros.