É a razão entre a massa de um agregado lançado em um recipiente e o volume deste recipiente. ... A massa unitária tem grande importância na tecnologia, pois é por meio dela, que se podem transformar as composições das argamassas e concretos dadas em peso para o volume e vice-versa.
RESULTADOS E DISCUSSÕES O cálculo da massa específica se dá através da fórmula: Ɣ = m / V e V = F – I, onde: m – massa do agregado miúdo = 500 g V – volume F – Leitura final do volume ( agregado + água) no frasco = 389,5 cm³ I – Leitura inicial do volume (água) no frasco = 200 cm³ Resultado: Ɣ = 500 / (389,5 – 200) Ɣ = ...
Por fim, a areia grossa é a única utilizada exclusivamente para concreto e contrapiso. Ela pode ser utilizada para concretagem de diversos itens como pilares e vigas. A areia grossa não deve ser utilizada assentamento de blocos, uma vez que o acabamento não ficará adequado.
É feita de argamassa, composta por água, cimento e areia, com traço de, geralmente, uma medida de cimento para quatro de areia. O ideal é usar areia média, sempre peneirada para eliminar impurezas.
A areia grossa é utilizada para fazer concreto em geral e, assim com a areia média, também pode ser utilizada para fazer o chapisco, como em muros e paredes externas. ... Também é a mais empregada como agregado miúdo na construção civil para fabricação de concretos e assentamentos de tijolos em paredes que serão rebocadas.
A areia fina é geralmente a mais usada na construção civil: É o tipo de areia mais apropriada para rebocos em geral; Também utilizada na fabricação de concretos; Misturada nas argamassas de bases (mais grossa);
Experiências mostram que o traço (receita) mais indicado para rebocos externos e/ou internos é 1:2:9 (cimento:cal: areia média lavada) + aditivo impermeabilizante no caso das paredes externas. Recomenda-se que o primeiro item a ser levado em conta, não seja o preço mas sim a origem e qualidade da areia.
>>> RETIRA GRÁTIS EM NOSSA LOJA