Para Marx (1983), a alienação humana está no fato de haver no processo de produção uma relação que impede e constrange a realização do trabalho como “objetivação”, ou seja, como realização da natureza humana. ... Como dissemos acima, esta alienação do trabalhador se dá no próprio processo de trabalho.
Para Lukács, a ideologia da classe dominante torna o trabalhador alienado, tanto quanto ao modo de produção como das demais relações em sociedade, o que dá início ao processo de reificação (KONDER, 2002), isto é, os trabalhadores somente veem a sociedade como um corpo de classes com funções estabelecidas e que não se ...
É possível, também, ser matéria e objeto ao mesmo tempo, ao passo que os valores-de-uso o determinam ora como produto, ora meio de produção, dependendo de sua função no processo de trabalho. ... Por reificação, entende-se o processo de coisificação onde o próprio direito passa a ser mercadoria de consumo.
1-) Os trabalhos nas fábricas são alienados porque ele vem da igualdade dos trabalhos, disfarçando a igualdade dos produtos do trabalho.
A divisão do trabalho contribui para a alienação porque o operário não tem controle dos meios de produção e não reconhece o que produz, ele faz uma atividade fragmentada, ou seja, é responsável por um dos passos de fabricação de um determinado produto, ele não sabe produzi-lo completamente, o que torna a atividade ...
substantivo masculino O emprego, o ofício ou a profissão de alguém: não tenho trabalho! Grande dificuldade; trabalheira: isso meu deu um enorme trabalho! Responsabilidade: seu trabalho é ajudar os jogadores de futebol. Conjunto das atividades realizadas por alguém para alcançar um determinado fim ou propósito.