História Geral Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “terra entre rios”. ... Os persas derrotaram as últimas populações que ocuparam a Mesopotâmia em 539 a.C. Os legados culturais dos povos mesopotâmicos são a arquitetura de seus palácios e templos e o estudo da astronomia e geometria.
TV Cultura - Ilha Rá-Tim-Bum. Mesopotâmia é uma palavra grega que significa "terra entre rios". Essa região recebeu esse nome porque fica entre os rios Tigre e Eufrates.
As principais características da Mesopotâmia eram a centralização política, a adoção do modelo econômico hidráulico e a adoção de religiões politeístas. ... Já o modelo "hidráulico" é aquele em que a economia tem como base a agricultura, algo que era característico de todos os impérios da região.
As civilizações mesopotâmicas, como o próprio nome indica, desenvolveram-se na região conhecida como Mesopotâmia, que compreende o atual Iraque no Oriente Médio. O nome mesopotâmia significa “região entre rios”, ou “terra entre rios”, isso porque se trata de uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates.
Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.
As cidades-Estado de Nipur, Lagash, Uruk e Ur datam da época dos sumérios. Criaram os primeiros códigos de lei para controlar a sociedade, como as Leis de Talião (leia: Código de Hamurabi), formuladas pelo Imperador Hamurabi, que previam castigos severos aos criminosos de acordo com a gravidade de seus delitos.
Principais Cidades da Mesopotâmia
Acádia, Babilônia e Babel.
continente Asiático
O clima na Mesopotâmia no verão é muito seco e extremamente frio no inverno.
As primeiras civilizações se formaram a partir de quando o homem descobriu a agricultura e passou a ter uma vida mais sedentária, por volta de 4.
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.
A escrita cuneiforme foi uma forma de se expressar muito difícil de ser decifrada, pois possuía mais de 2000 sinais e seu uso era de uma dificuldade enorme. O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, pois facilitavam no registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais.
A escrita cuneiforme foi utilizada para gravar em paredes de rochedos, corpos de estátuas e grandes monumentos, sendo sempre as inscrições um decalque do texto escrito no tablete de argila. Lê-se um texto em escrita cuneiforme da esquerda para a direita e de cima para baixo, como em português.
Os primeiros indícios da escrita foram encontrados gravados em cavernas, cascos de tartarugas e ossos. Esses primeiras escritas, lembravam hieróglifos simples, variando em 50 tipos e seguindo padrões. Na dinastia Shang, no século de 16 a.c. , a escrita foi sistematizada, já mostrando-se num estágio avançado.
Os caracteres chineses ou caracteres Han (汉字 / 漢字, Hanzi) são logogramas (e não ideogramas) utilizados como sistema de escrita do chinês, japonês, coreano (apenas na Coreia do Sul, e com importância unicamente histórica e/ou cultural) e outros idiomas, como por exemplo o dong.
m?, é a única variação sobrevivente do sistema numérico de varas e utiliza-se exclusivamente em mercados chineses, como o de Hong Kong. O sistema de escrita por caracteres ainda se utiliza quando se escrevem números por escrito (como em cheques), pois a seu complexidade dificulta a falsificação.
O sistema numérico Chinês pode ser evidenciado como milenar, utilizado ainda nos dias atuais principalmente entre os mais antigos do país. Sobre este, podemos destacar a utilização da escrita denominada ideográfica, que é a escrita em que utilizamos símbolos e desenhos para representá-la.
tanto o sistema de numeração chinês quanto o sistema indo-arábico (o sistema usado no Brasil) tem em comum a base decimal. isto é, representamos os números de 1 até 10 e contamos depois os em multiplos , 1000.... Mas o sistema chinês se difere porque a representação de dezenas e centenas é diferente.
O sistema de numeração que normalmente utilizamos é o sistema de numeração decimal, pois os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades. Assim cada grupo de 10 dezenas forma uma centena. ... Os grupos de 1, 10, 100 elementos são chamados de ordens.
O sistema numérico chinês é caracterizado pela escrita ideográfica, nesta escrita utilizamos símbolos e desenhos para representá-la. Como a China possui uma civilização milenar, ao longo do tempo sua história em relação aos números foi sendo construída, havendo dessa forma mais de um sistema de numeração.
O sistema babilônico utiliza a base 60 para a formação de seus numerais. ... Para compor esses números eles usam a base 10 (utilizada no sistema de numeração decimal, o utilizado atualmente), para associar símbolos que correspondiam aos 60 “algarismos” necessários.
O sistema de numeração chinês foi inicialmente baseado, como o sistema de numeração cos egípcios, em figuras abstratas. Foram encontrados numerais desenhados em carapaças de tartaruga e em ossos, datados de cerca de 1500 a.C, mas os primeiros registros matemáticos aconteceram entre os séculos V a.C. e VII a.C.
Numeração Maia. Os maias desenvolveram um sistema de numeração que podia representar qualquer número com apenas três símbolos. Uma concha representava o zero, um ponto representava o número 1 e uma barrinha o número 5. Nós usamos um sistema decimal posicional de base 10, já os maias usavam um sistema vigesimal.
O sistema de numeração maia adotado pela civilização pré-colombiana dos Maias é um sistema de numeração vigesimal, ou seja, tem base vinte. Os numerais são representados por símbolos compostos por pontos e barras, sendo o zero a única exceção por ser representado pelo desenho de uma concha.
Esse sistema é conhecido desde aproximadamente 200 a.c.
De acordo com relatos históricos, o sistema é vigesimal porque possui como base a soma dos números de dedos das mãos e dos pés. No sistema de numeração Maia, os algarismos são baseados em símbolos. Os símbolos utilizados são o ponto e a barra horizontal, e no caso do zero, uma forma oval parecida com uma concha.
Por mais que o principal sistema de numeração utilizado seja o decimal posicional, outros estão presentes nas nossas vidas, como o sistema de numeração romano, para numerar-se séculos, e o sistema de base sexagesimal, para medir-se as horas.
Algarismos arábicos ou indo-arábicos são os dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, criados com base no sistema numérico Indo-arábico, o sistema mais comum para a representação simbólica de números no mundo atual. O primeiro zero verdadeiro foi desenvolvido por matemáticos antigos do subcontinente indiano.
a) Os sistemas de numeração reconhecidos mundialmente são o Indo-arábico, o Egípcio,o Maia,o Babilônico e o Romano.