Forma prática e versátil de transferência de arquivos, ela serve basicamente para que usuários possam enviar ou receber documentos da Grande Rede por meio de um endereço no navegador ou um software instalado no PC. A transferência é feita entre um servidor e um cliente.
FTP é a sigla para File Transfer Protocol, um termo que, traduzido para o português, significa Protocolo de Transferência de Arquivos. Ele é basicamente um tipo de conexão que permite a troca de arquivos entre dois computadores conectados à internet.
O upload e download de arquivos são as operações mais básicas que podemos realizar em um servidor FTP. Muitas vezes, somente essas duas operações já resolvem as necessidades do nosso projeto.
O FTP, por si só, não é um protocolo seguro, pois apresenta muitas vulnerabilidades. É um fato já amplamente conhecido que ele não fornece criptografia para transferência de dados.
1) FTP Live Para utilizá-lo, basta acessar o site e inserir os dados de seu servidor logo na página inicial (endereço, nome de usuário e senha), clicando no botão “Launch FTP Browser!” em seguida. Uma nova aba abrirá em seu navegador com todos os arquivos e pastas de seu servidor devidamente listados.
FTP usa os serviços TCP, pois precisa de duas conexões TCP. A porta 21 é usada para conexão de controlo e a porta 20 é usada na conexão de dados. ... Já o servidor possui dois componentes: processo de controlo e processo de transferência de dados. A conexão de dados é feita entre processos de transferência de dados.
Tipos de Porta FTP E outra característica do FTP, é que ele sempre utiliza dois números de portas, a porta 21, que é utilizada para o controle da conexão e, a porta 20, que é usada para a transferência de dados. Acesso nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como este.
porta 21
Simple Transfer Protocol
O protocolo TCP é, talvez, o mais utilizado na camada de transporte para aplicações na Web. Diferente do UDP, o TCP é voltado à conexão e tem como garantia a integridade e ordem de todos os dados.
O controle de fluxo através do TCP, evita que o host transmissor sobrecarregue os buffers do receptor, estabelecendo uma taxa de transferência satisfatória para ambos. Com a multiplexação de conversas de camada superior, várias aplicações podem compartilhar a mesma conexão de transporte.
Pergunta 8 0,25 em 0,25 pontos Qual da opção apresenta protocolos da camada de transporte? Resposta Selecionada: b. TCP e UDP.
O modelo TCP/IP está dividido em quatro camadas: Camada de aplicação (FTP, SMTP, TELNET, HTTP, HTTPS, etc.); Camada de transporte (TCP, UDP, etc.);
Camada de transporte
As principais funções da camada de transporte são:
Ou seja, a camada de transporte cria os segmentos, dados dos processos, e a camada de rede fica responsável por blocos maiores, os datagramas, que podem conter diversos segmentos, dos mais diferentes tipos de aplicações.
As camadas são empilhadas na seguinte ordem:
A Camada de Internet tem a função de determinar o melhor caminho para transmitir dados através da rede. A determinação do melhor caminho e a comutação de pacotes ocorrem nesta camada. Os principais protocolos da Camada de Internet são: IP, ICMP, ARP e RARP.
No dispositivo origem, a função de camada de enlace de dados é preparar os dados para transmissão e controlar o modo como esses dados acessam o meio físico. Entretanto, a camada física controla como os dados são transmitidos no meio físico codificando os dígitos binários que representam dados em sinais.
É um dos níveis na estrutura básica de comunicação de dados estabelecidos pelo Padrão ISO/OSI. No nível 1 que é o Físico compreende os componentes físico de uma rede(cabos, conectores e acessório)....Os meios de transmissão mais comumente utilizados são:
A subcamada LLC Ethernet trata da comunicação entre as camadas superiores e as camadas inferiores. ... A subcamada LLC obtém os dados do protocolo de rede, normalmente um pacote IPv4, e adiciona informações de controle para ajudar a entregar o pacote no nó destino.
O endereço de camada 3 para um endereço de camada 2 Quais duas afirmativas descrevem recursos ou funções da subcamada de Controle de Link Lógico (LLC) nos padrões Ethernet? (Escolha duas.) ... A camada de enlace de dados usa o LLC para comunicação com as camadas superiores da suíte de protocolos.
LLC (Logical Link Control) Responsável em implementar a interface do nível de enlace com o nível de rede, fornecer serviços como multiplexaçáo e o controle do fluxo e dos erros. MAC (Medium Access Control) ... O padrão IEEE 802.
A subcamada MAC é responsável por determinar como o canal será alocado e a LLC, também chamada de Enlace Lógico, oculta as diferenças entre as variações do 802. Depois, vamos analisar a camada física. Para cada tipo diferente de 802.
Como mostrado na figura, a subcamada MAC Ethernet tem duas responsabilidades principais: O processo de encapsulamento de dados inclui a montagem de quadros antes da transmissão e a desmontagem do quadro mediante o recebimento de um quadro.
O endereço MAC (Media Access Control ou Controle de Acesso de Mídia) é um endereço físico e único, que é associado à interfaces de comunicação utilizadas em dispositivos de rede.