O Comitê de Salvação Nacional era responsável por conter as revoltas internas. O Comitê de Salvação Publica comandava os exércitos e administrava as finanças públicas. Por último, o Tribunal Revolucionário prendia e julgava os traidores da revolução.
O Comitê de Salvação Pública foi criado em 1793 na França por parte da chamada Convenção. Sua função era servir enquanto um poder executivo do governo revolucionário, atuando na salvaguarda da economia nacional e comandando o exército francês em suas atuações de defesa.
Tabelamento dos preços dos gêneros de primeira necessidade, o aumento dos impostos para os mais ricos e maior proteção legal para os pobres, idosos e desocupados. Vigorou a nova Constituição da República (1793), sufrágio universal (voto), o direito de rebelião, de trabalho e de subsistência.
O Comitê de Salvação Pública, quando chefiado por Robespierre, ordenou uma mobilização em massa, adotou rigorosas medidas econômicas, controlando a produção, racionando os víveres, fixando os preços máximos dos gêneros de primeira necessidade, bem como o nível máximo dos salários, e instituiu ainda tribunais ...
Resposta. Foi mudar o calendário, 22 de setembro de 1792 seria o primeiro dia do ano.
Entre outras medidas, esse novo governo também defendeu a criação da escola primeira pública e gratuita, a regulação dos salários, o direito de greve e o combate ao estado de miséria que atingisse qualquer cidadão.
Convenção Nacional ou simplesmente Convenção é a denominação dada ao regime político que vigorou na França entre 20 de setembro de 1792 e 26 de outubro de 1795, no processo da Revolução Francesa.
Resposta: Explicação: Foi a segunda fase da Revolução Francesa, em que os jacobinos assumiram o controle. Foi nessa época em que houve o Terror e o assassinato de Luís XVI, bem como reforma agrária, e a instituição do voto universal para todos os homens maiores de 21 anos.
Os grupos políticos dividiram-se em três: os girondinos, representantes da burguesia industrial; os membros da planície, ou pântano, aliados aos interesses da burguesia financeira; e a montanha, formada pelos jacobinos e condeliers, pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.
Robespierre
Girondinos – Representantes da alta burguesia, defendem posições moderadas. Querem preservar seu poder econômico e temem que as camadas populares assumam o controle da Revolução. Jacobinos – Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas.
Os jacobinos eram membros representantes da burguesia apoiados pelos sans-culotes(trabalhadores urbanos) , juntos lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução, eram contrários à monarquia e queriam implantar uma republica democrática .
A republica Jacobina foi a fase mais dura pois houve radicalismo e terror, isso aconteceu na revolução francesa (1789-1848), sendo ainda hoje uma coisa lembrada por todos os paises, e ela forneceu modelo para mais movimentos revolucionários até hoje.
O jacobinismo é o termo ligado a uma prática política inicialmente efetuada na década revolucionária da França de fins do século XVIII, entre 1789 e 1799. Esse termo refere-se aos jacobinos, os membros de um clube formado em 1789 que atuaram como um partido político durante o processo revolucionário.