Circuito de 7 exercícios para fortalecer os membros superiores
A: peito, tríceps e ombros; B: costas e bíceps; C: treino inferior; A: costas, bíceps e ombros; B: coxa, glúteos e lombar; C: peito, tríceps e abdômen; A: peito e tríceps; B: costas e bíceps; C: pernas e ombros; A: peito e costas; B: bíceps e tríceps; C perna e ombros.
Usar protocolos de seis dias com 1-2 exercícios e séries de 2-6 rep por grupo muscular 3x na semana é muito produtivo no aumento da força máxima. Sempre priorize as pernas nessa divisão, usando uma distribuição de 70/30 do volume de treino em favor das pernas e glúteos.
Divisão de treino ABC
Exercícios para o ganho de massa muscular feminino
Ou seja, na segunda faz o treino A, na terça o treino B, descansa na quarta, e repete o A na quinta e o B na sexta. Desta maneira, cada treino só será repetido num intervalo de 72 a 96 horas. Exemplo: de segunda para quinta são 72 horas, e de quinta para segunda são 96 horas.
Um treino de calistenia dura de 40 minutos a 1h30. Nos parques de grandes cidades brasileiras, tem sido cada vez mais comum ver curiosos gravando vídeos enquanto os “calistênicos” fazem suas acrobacias.
Faça pelo menos de 30 a 50 minutos de exercícios diariamente e deixe pelo menos um dia para descanso.
Hoje, o Colégio Americano de Medicina do Esporte também considera que é preciso praticar 30 minutos de exercícios, 5 vezes por semana, para ter o mínimo de saúde e qualidade de vida. Para perder peso seria ideal comprometer-se a praticar 1 hora de exercícios físicos, 5 vezes por semana", diz Ricardo.
De forma geral, se você não tem um objetivo de curto prazo, o ideal é ir à academia pelo menos três vezes por semana. Se treinar menos do que isso, dificilmente vai chegar em algum lugar. Não terá ganho nem de força, nem de hipertrofia, nem de queima de gordura, nem de resistência.
Como a atividade física proporciona um aumento no gasto calórico tanto durante o exercício quanto nas horas seguintes ao treino --pois o organismo precisa de muita energia para recuperar os danos causados pelo esforço --, três a sete dias de atividade por semana podem ajudar a conseguir bons resultados na balança.
Sem orientação, malhar a mesma parte do corpo em dias seguidos pode prejudicar os resultados do treino e ainda aumentar o risco de lesão. Isso porque quando você "levanta peso" as fibras musculares se rompem.
O profissional explica que se exercitar por 7 dias seguidos pode desencadear o overtraining, ou seja, o estresse e fadiga muscular. “É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino, e o risco de lesões é muito alto”, comenta.