Universidade de São Paulo
Salgado trabalha para que suas obras causem verdadeira comoção entre o público. Para ele a arte tem que levar a engajamentos e lutas. Fotografias podem e devem ajudar a mudar o mundo para melhor. ... Há muita inteligência em sua obra e num país carente de cultura de alto nível como o nosso, sua fotografia é um alento.
Se a obra reflete a visão do artista, basta para ser considerada como Arte. A figura do artista tomou o lugar da obra de arte.
Sebastião consegue captar com sua lente a indignação que qualquer olho humano com o mínimo de sensibilidade emocional captaria no exato momento em que fotografa, e é este detalhe que faz seu trabalho provocar o efeito artístico de forma que, da própria expressão emocional, o artista provoque a emoção no outro.
Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Fundou em 1994 a sua própria agência de notícias, As Imagens da Amazônia, que representa o fotógrafo e seu trabalho.
Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível. ... A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.
Quando a fotografia surgiu em 1826 muito se discutiu a respeito do seu valor artístico. Diziam que a imagem era feita pela máquina e não pelo fotógrafo. ... Ou seja, aqueles que não sabiam pintar recorriam à fotografia por esta ser um procedimento puramente técnico que não exigia nenhum dom artístico.
Podemos considerar a fotografia como o meio mais perfeito para gravar e reproduzir manifestações culturais. ... É através do ato de fotografar (registro fotográfico) que proporcionamos comunicação, revelando milhares de possibilidades de interpretações, mesmo sendo sobre um momento congelado e guardado para todo o sempre.
Mas, para quê fotografamos? Finalidades da fotografia. O ser humano tem a necessidade de congelar momentos, para poder se lembrar depois. Além disso, o ser humano tem a necessidade de gravar a sua própria imagem, seja para se mostrar na atualidade ou para ser lembrado na posteridade.
A fotografia era mais rápida, mais realista e permitia a multiplicação de uma única imagem, contudo, não fez com que a pintura perdesse o seu estatuto. ... As técnicas pictóricas passaram a ser mais fluidas, livres e espontâneas uma vez que as reproduções mais fidedignas podiam ser obtidas com a fotografia.
Esse instrumento tão precioso que é a memória pode nos trazer lembranças de nossa vida histórica e social. ... Um fator importante para a recordação é a fotografia, pois ela funciona como uma espécie de memória social, capaz de registrar momentos, pessoas e locais que nunca mais existirão.
Certamente a invenção da fotografia foi uma das mais importantes para a humanidade. Permitiu o poder de registrar para sempre momentos importantes ficariam guardados apenas na memória. Fotografia também é arte, forma de expressão.
As fotorreportagens são muito importantes, pois transmitem a notícia por meio de fotografias. ... Essas fotografias são, portanto, o foco da reportagem, sendo acompanhadas simplesmente por legendas ou, então, por notas pequenas de esclarecimento. A imagem por si só já passa a mensagem desejada, dispensando textos.
Podemos considerar a fotografia como o meio mais perfeito para gravar e reproduzir manifestações culturais. A fotografia é a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão. Outros dois grandes meios de comunicação importantíssimos para a sociedade.
As imagens são parte importante e são altamente influenciáveis na tomada de decisão de uma viajem. A imagem é responsável por estimular a escolha dos destinos turísticos a ser visitado.