Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros. Já nas cozinhas, copas, lavanderias e áreas de serviço, são 3,5 metros para cada tomada. Nos banheiros, pelo menos um ponto de tomada com uma distância mínima de 60cm do limite do boxe.
Ponto de tomada da geladeira Deve ser locado atrás do equipamento e a altura pode ser entre 100 e 150cm do chão.
No caso do cooktop a gás, o ponto de saída do gás deve estar a um metro de distância (no mínimo) do fogão, já para os elétricos, deverá instalar uma tomada ao lado do local onde ele ficará posicionado. Para fixá-lo você deverá utilizar os parafusos que vêm com o produto.
Tenho Geladeira e Microondas. Posso colocar dois eletrodomésticos na mesma tomada? Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo.
De acordo com a norma da ABNT NBR 14136, a posição correta de uma tomada é com o cabo terra no ponto central superior, com o neutro à esquerda (se houver) e a fase à direita.
Na realidade não existe norma ou outra coisa qq que diga como deve ficar o interruptor, mas quando se inicia a montagem numa obra deve-se sempre manter a mesma posição. Já agora o único cuidado que à a ter é que o contacto móvel do aparelho deve ficar sempre livre de potêncial na posição de desligado.
Na prática, muitos aparelhos não usam o fio terra (os equipamentos que naturalmente só possuem dois pinos), e quando usam, ele geralmente não é, de fato, necessário. É por isso você liga um plugue de 3 pinos numa tomada de 2 usando um adaptador e o aparelho funciona normalmente.
O primeiro passo é passar os cabos juntos até atingir o último ponto de tomada. Vão ser passados 3 cabos que são fase, neutro e terra, sempre deixando uma sobra de cabos suficiente para fazer as emendas de derivação em cada caixa de passagem.
Como fazer tomadas elétricas com um jumper
Segure as extremidades desencapadas dos três fios brancos juntos, deslize uma porca de fio sobre o fim, e torça até que os fios estejam bem apertados. Faça o mesmo para os fios pretos e você terá terminado de fazer a conexão. Substitua os cabos na caixa de quadrilha e o interruptor, tampe e ligue a energia novamente.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Como instalar um interruptor paralelo simples
Vai precisar de:
Conecte a ponta A no borne esquerdo do interruptor e a ponta B no borne direito da tomada. Para finalizar as conexões do interruptor conecte o condutor de retorno no borne direito do interruptor. Conexões dos condutores de fase e retorno no interruptor com tomada.
Em resumo, o interruptor simples acende ou apaga em apenas um botão o ponto de iluminação. Já o interruptor paralelo, permite controlar um ou mais pontos de iluminação por meio de interruptores diferentes.
Uma característica das tomadas e interruptores é o aproveitamento do ponto de energia e neste caso é comum colocar tomadas e interruptores juntos, isto quando não se coloca tomadas duplas ou interruptores duplos para permitir o aproveitamento do ponto de acesso de energia elétrica naquele local.
Na Europa, por exemplo, os tipos mais utilizados são o C e o F, ambos com dois pinos redondos. Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos. Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos. O mais adequado é pesquisar antes de viajar e comprar o adaptador compatível antes de ir.
Lista prática para viajantes: tomadas e voltagem de cada país
Estas são as 10 melhores marcas de tomadas e interruptores do mercado brasileiro de materiais elétricos