O reflexo bulbocavernoso (S2 a S4) ocorre a partir do toque no clitóris que estimula a contração dos músculos isquio e bulbocavernoso. A palpação abdominal é realizada para a investigação de aumento significati- vo do volume renal e bexiga palpável.
Reflexo bulbocavernoso: Inicialmente ausente junto a perda transitória de função sensitiva/motora; Seu retorno indica o término do choque medular e determinação do déficit neurológico após a lesão.
O choque medular é definido como um estado de completa arreflexia da medula espinhal, que ocor- re após traumatismo grave na medula.
Nas lesões medulares completas há paralisia, perda de todas as modalidades sensitivas (tátil, dolorosa, para temperatura, pressão e localização de partes do corpo no espaço) abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinário e fecal).
Raízes nervosas são os feixes de fibras nervosas emparelhados que se estendem a partir da medula espinhal por meio de aberturas no lado de cada vértebra. Os nervos que se estendem a partir de cada área da medula espinhal estão ligados a partes específicas do corpo.
A medula espinal, espinal medula ou medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do bulbo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal.