Assim, os vegetais se diferem também de acordo com a quantidade de água necessária à sobrevivência, por isso são classificadas em higrófilas, plantas adaptadas a ambientes extremamente úmidos; as hidrófilas, vegetais que vivem especificamente em ambientes aquáticos; e as xerófilas, plantas que sobrevivem em ambientes ...
Vegetação hidrófila: Vegetação adaptada à grande umidade. As raizes desses vegetais são pequenas e as suas folhas são grandes para facilitar a evapotranspiração, além de possuírem caules bastantes desenvolvidos.
Savana. Características: reúne uma cobertura vegetativa predominantemente rasteira (gramíneas, ervas, arbustos), embora apresentem também algumas árvores esparsas. Esse tipo de vegetação é comum em regiões de clima tropical e topografia plana.
Campos – Bioma presente em algumas partes da região norte e sul do Rio Grande do Sul (Pampas). Caracteriza-se pela vegetação rasteira, composta por gramíneas, arbustos e plantas de pequeno porte.
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea. Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas.
Com grande extensão territorial e variação climática, o Brasil abriga vários tipos de vegetação, com destaque para a Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mangues, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais e Pantanal.
A vegetação do Brasil compreende as várias manifestações de formações vegetais existentes no país e que surgem conforme o tipo de clima e de relevo. Divididos entre grupos florestal e campestre, os tipos de vegetação florestal ocupam cerca de 60% do território brasileiro, enquanto a área restante é campestre.
A vegetação de um lugar depende do clima, tipo de solo, da umidade e da quantidade de água no solo.
ormações vegetais Desta forma podemos confirmar que o clima, temperatura e umidade, são fatores que imprimem grande impacto no tipo de vegetação natural, mas não podemos esquecer outros fatores como: Tipo e composição do solo, altitude, maritimidade, continentalidade e outros.