Tais indivíduos, de corpo cilíndrico e alongado, não possuem patas e, diferentemente das serpentes e anfisbenas (cobras-de-duas-cabeças), há ausência de escamas. Além destas características, a pele das cobras-cegas é úmida, apresentando anéis queratinizados em todo o seu comprimento.
Esse nome, cobra-cega, é dado porque o corpo de tais animais é comprido, alongado e sem patas, tal como as serpentes . Além disso, seus olhos são tão discretos que, se olharmos rapidamente para um desses indivíduos, teremos a impressão de que ele é completamente cego, por aparentemente não possuir essa estrutura.
Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva. A coloração varia do branco ao bege-claro. Mas como vive nos subterrâneos, o corpo também fica amarelado, em virtude da pigmentação do solo.
Como os insetos se norteiam através da luz solar, das estrelas e da Lua, a luz branca das lâmpadas acaba por confundi-los e atrai-los. Porém, os tons alaranjado, amarelo e vermelho tem o poder de repelir aos insetos. Em razão disso, a luz amarela é utilizada como um repelente eficiente.
Como é feita a captura? Os insetos voam atraídos pela luz ultravioleta e pousam no refil adesivo existente dentro da armadilha, ficando colados. Os insetos acabam morrendo rapidamente, por stress, sem causar cheiro ou resíduos.
Pegue uma garrafa de plástico de dois litros e corte ao meio. Despeje uma mistura de açúcar mascavo com água na metade inferior da garrafa. Em seguida, acrescente fermento biológico à garrafa e faça um furo na tampa, de modo que haja um local para as moscas entrarem.
Corte pedacinhos do barbante para prender cada um dos papéis individualmente, em forma de laço. Em seguida, coloque a água, o mel e o açúcar na panela em temperatura média e cozinhe a mistura até que tudo esteja bem dissolvido, depois desligue.
Com uma simples garrafa pet de um e meio a dois litros, é possível fazer uma armadilha que retira do ambiente as futuras gerações de mosquitos. Como a água evapora muito rápido na mosquitérica, as fêmeas depositam os ovos cada vez mais abaixo e quando você completar o nível da água, os ovos serão encharcados.
Aranha-saltadora ou papa-moscas é a família mais numerosa de aranhas, contando com mais de 500 gêneros e cerca de 5 000 espécies (cerca de 13% das espécies conhecidas de aranhas), conhecidas popularmente como aranhas-saltadoras ou aranhas papa-moscas, com distribuição quase mundial.