Resposta. A gordura saturada é a de origem animal, em temperatura ambiente permanece solida. ... A gordura insaturada E a de origem vegetal, em temperatura ambiente permanece liquido. Ex: Óleos e azeites em geral.
Produtos lácteos (os leites e derivados) são ricos em gorduras. Cerca de 25% de toda a gordura do leite são ácidos graxos mono e poli-insaturados, aqueles que são associados a alguns benefícios para saúde, como o ácido oleico, quese associa à redução dos níveis de colesterol total, LDL-colesterol e triglicérides.
Segundo BLOWEY (1992), o leite de vaca é composto de cerca de 87,5 % de água e a porção sólida de 3,8% de gordura, 3,3% de proteína, 4,6 % de lactose e 0,8 % de sais minerais e vitaminas. Mais especificamente, o leite é uma emulsão estável de glóbulos de gordura e uma suspensão de micélios de caseína.
De acordo com a nutricionista Kely Ferreira, as gorduras boas são aquelas de origem vegetal, insaturadas, e que são encontradas em: óleo de coco, azeite de oliva, castanha de caju, nozes, amendoim, abacate (apesar de calórico é rico em gordura insaturada) e salmão.
Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista. Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.
O óleo de canola, muitas vezes, acaba sendo uma das opções mais saudáveis e nutritivas dentre os óleos - pois contém uma quantidade maior de ômega 3, de gorduras monoinsaturadas e uma porcentagem menor de gorduras saturadas. Por ser mais refinado, inclusive, ele costuma ser mais caro que os demais.
azeite de oliva
Em geral, óleos e azeites são divididos em três categorias, de acordo com o tipo de ácidos graxos que têm: Saturados: estáveis mesmo quando exposto ao calor e luz....Então, os piores óleos para cozinhar são:
Qual é o melhor óleo de cozinha para a saúde: canola, milho, coco, abacate e mais
A classificação final indicou que as gorduras sólidas, como manteiga e banha, são a pior escolha para o LDL. As melhores alternativas são os óleos extraídos de sementes. "Óleo de girassol, óleo de linhaça, óleo de colza e óleo de cártamo tiveram o melhor desempenho," disse Schwingshackl.