Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. ... A cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la, de poder votar em quem quiser sem constrangimento, de praticar o exercício pleno dos direitos civis, políticos e sociais.
Mesmo sem perceber, você já sabe o que é cidadania: é o conjunto de direitos e deveres exercidos por uma pessoa que vive em sociedade. A cidadania é justamente essa relação de respeito com o lugar em que a gente vive e as pessoas que fazem parte dele. Os direitos são os benefícios que uma pessoa possui.
O que é Cidadania: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país. O conceito de cidadania também está relacionado com o país onde a pessoa exerce os seus direitos e deveres. ...
Segundo a BNCC, a cidadania envolve a execução de atividades pessoais e coletivas por parte do indivíduo com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. Além disso, faz parte decidir-se com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Cidadania na escola: como incentivar e colocar em prática!
O ser humano deve desenvolver atributos para conviver harmonicamente em sociedade e, nessa busca por crescimento pessoal, cabe à escola auxiliar os alunos. Os valores morais do indivíduo são vistos como essenciais para a inserção dele em comunidade, possibilitando o usufruto dos direitos e deveres da vida cidadã.
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
Compõe a parte curricular transversal que se assume como “espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação para a cidadania, visando o desenvolvimento da consciência dos alunos como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes, com recurso nomeadamente, ...