Em geologia, uma fractura é uma superfície num volume de rocha onde não se observa deslocamento relativo entre blocos, distinta da falha, que apresenta deslocamento paralelo ao plano da fratura, e da diaclase, onde o deslocamento é perpendicular (afastamento).
90 % dos acidentes ocorrem por falha humana Segundo os especialistas, cerca de 90% dos acidentes de trânsito, ocorrem por falha humana, tais como o desrespeito a sinalização, excesso de velocidade, desatenção... A falha mecânica de veículos e os defeitos nas estradas compõem um pequeno percentual de 10%.
Os defeitos na produção ocorrem por razões diferentes, ou seja, as máquinas podem quebrar, os clientes podem fazer pedidos inesperados que a produção não consiga atender, os funcionários podem cometer erros, a matéria-prima fornecida pode estar fora da especificação, etc.
Um núcleo tenaz envolto em uma capa dura aumenta a resistência à fadiga. Polimento. Com o polimento podemos reduzir a rugosidade proveniente da usinagem. É importante reduzir a rugosidade pois esta pode atuar como pontos de concentração de tensão que diminuem a vida útil dos componentes.
Quando um valor crítico da resistência à tração é atingido, o limite de fadiga ou permanece constante ou diminui com o aumento da resistência à tração. Este fenômeno é atribuído aos defeitos do material.
Quando uma tensão (tração, compressão ou cisalhamento), é aplicada em um determinado corpo, acima de um limite crítico e causa a separação do corpo em duas ou mais partes surge o que é chamado de fratura. Os estudos de engenharia requerem aplicação de propriedades mecânicas dos materiais.
Ductilidade - É a capacidade de um material sofrer deformação Ductilidade - É a capacidade de um material sofrer deformação permanente (plástica) quando submetido a um esforço de tração. Um material com pouca ductilidade é denominado de frágil.
O ensaio de tração consiste na aplicação de uma força de tração axial num corpo de prova padronizado, promovendo a deformação do material na direção do esforço, que tende a alongá-lo até fraturar (Figura 1).