Assim como um switch, o roteador conecta vários dispositivos para criar uma rede. Além disso, um roteador conecta vários switches e suas respectivas redes para formar uma rede ainda maior. ... Além de conectar várias redes, o roteador também permite que os dispositivos em rede e os vários usuários acessem a Internet.
O switch é uma aparelho que irá conectar todos os computadores da sua rede, de forma que eles possam trocar dados entre si. O switch recebe os dados do computador de origem e redireciona para o computador de destino, seja ele um servidor ou um desktop normal, de um outro colaborador que está conectado na mesma rede.
Qual a diferença de switch e de um roteador? Tenha em mente o seguinte: switches criam uma rede, já os roteadores conectam redes. Um roteador liga computadores à Internet, para que os usuários possam compartilhar a conexão. ... Um switch vai ser o responsável pela comunicação entre os seus dispositivos na sua rede privada.
Os switches comerciais tem normalmente duas ou quatro portas de uplink, as quais podem ser portas UTP ou saídas de fibra óptica com módulos SFP.
Existem dois tipos de switch: O switch gerenciável e o não gerenciável e a principal diferença entre eles está no fato de que um switch gerenciável pode ser configurado e é capaz de priorizar o tráfego da LAN para que as informações mais importantes sejam transmitidas primeiro.
SFP (da sigla em inglês Small Form Pluggable), também é chamado de mini-Gbic ou em algumas vezes chamado erradamente de apenas "GBIC", é um transceptor óptico que foi desenvolvido para serem usados em aplicações de comunicação de dados principalmente em redes Ethernet de 100Mbps (Fast Ethernet) e 1000Mbps / 1.
GBIC, ou Conversor de Interface Gigabit (do inglês Gigabit Interface Converter), é um transceptor óptico interno usado em switches nas conexões de cabeamento estruturado. Transforma o sinal elétrico em sinal óptico que proporciona maior flexibilidade e melhor desempenho nas redes.
O transceiver transforma os sinais ópticos recebidos através do cabo em sinais elétricos que são enviados ao switch e vice-versa. Eles são usados apenas nos padrões de rede que utilizam cabos de fibra óptica, já que nos padrões baseados em fios de cobre a conversão não é necessária.
Para instalar, proceda da seguinte forma: 1. Desconecte o switch da rede elétrica, caso esteja conectado; 2. Instale os 2 (dois) suportes em L (que acompanham o aparelho), parafusando-os nas laterais do switch; 3. Insira a unidade no rack e fixe-a com parafusos adequados (normalmente pren- dendo-o a porcas-gaiola).
Conecte o switch ao computador usando um cabo serial padrão de 9 pinos. O cabo de console Cisco DB9 para RJ45 também suporta conexões de console, mas somente se o switch tiver uma porta de console RJ45. Uma porta de console RJ45 se parece com uma porta Ethernet e é identificada como CONSOLE na parte traseira do switch.
Complete os Seguintes Passos:
Veja e configurar portas de switch Entre à administração GUI da ponta de prova da rede de FindIT e escolha o gerenciamento de porta. A página indicará então o painel dianteiro dos dispositivos em sua rede que têm portas de switch na vista física. Etapa 2. Clique sobre a porta que você quer verificar ou configurar.
Atribuindo as VLans às portas do switch Ou seja, vamos ter que acessar a interface de rede e atribuir uma VLan a mesma. Como queremos acessar uma interface do switch, digitamos interface seguido do seu tipo (Ethernet, Fast Ethernet), no nosso caso é uma fastEthernet e a porta que queremos acessar, 0/1 .
Use o comando configure terminal para entrar no modo de configuração. Crie uma nova vlan, selecione um número de identificação e adicione uma breve descrição. Acesse o modo de configuração da interface. Defina a porta do switch como um trunk.