A via da pentoses fosfato é uma rota catabólica alternativa de oxidação da glicose-6P, que ocorre no citosol, sem produção de ATP, mas com geração de NADPH e pentoses fosfato.
O ciclo de Calvin é o ciclo bioquímico que acontece durante a fase escura do processo de fotossíntese, também chamado de ciclo das pentoses. ... Apesar desta fase ser chamada de fase escura, ela precisa que a enzima RuBisCO esteja na sua forma reduzida, o que acontece através da ação luminosa.
A fase escura, ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin pode ocorrer na ausência e presença de luz e acontece no estroma do cloroplasto. Durante essa fase, a glicose será formada a partir de CO2. Assim, enquanto a fase luminosa fornece energia, na fase escura acontece a fixação do carbono.
Veja na imagem a seguir o Cloroplasto. No tilacoides ocorre a fase clara da fotossíntese e a fase escura ocorre no estroma.
A fase luminosa ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. Neste processo, a energia luminosa é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADP.
Em todos os dois processos, os elétrons cedem energia, que é utilizada para a síntese de ATP por de fosforilação – processo em que adiciona um fosfato rico em energia no ADP (adenosina di-fosfato). Os produtos gerados nessa etapa são ATP, O2 e NADPH.
Fotofosforilação. A fotofosforilação é o processo de produção de energia na forma de adenosina-trifosfato (ATP) a partir da energia luminosa.
Na fase fotoquímica da fotossíntese participam 4 grandes complexos protéicos principais: 1) fotossistema II (PSII), onde ocorre a decomposição da molécula de água; 2) complexo citocromo b6-f, o qual participa no transporte de elétrons entre o fotossistema I e II; 3) fotossistema I (PSI), onde os elétrons provenientes ...
No acaso da fotossíntese o gás carbônico e a água, através da energia solar, quebram suas moléculas e rearranjam-se novamente formando como produto a glicose e o oxigênio. As reações químicas da fotossíntese são complexas e existem pelo menos 50 reações intermediárias a essa equação geral.
Na fotossíntese, a partir de luz, água e gás carbônico, as moléculas orgânicas são sintetizadas e é liberado oxigênio. No nosso caso, consumimos outros seres e oxigênio para obter energia para a respiração, na qual se forma água e gás carbônico.
A respiração aeróbia requer oxigênio. ... O aceptor final de elétrons é o O2, que, depois de se combinar com os elétrons e o hidrogênio, forma água.
mitocôndrias